Notícias
SEMINÁRIO DE ECONOMIA
No âmbito da solicitação da Ministério de educação relativamente à literacia financeira a desenvolver junto das crianças em ambiente escolar, ficou decidido que se irá passar aos docentes um documento sobre vários aspectos da evolução da sociedade desde a primitiva até à nossa sociedade complexa. Serão focados os seguintes aspetos:
. sociedades primitivas
. sociedades recoletoras
. passagem do nomadismo ao sedentarismo
. o conceito de profissão ligado a serviços comunitários
. o conceito de troca de bens
. o conceito de dinheiro
. passagem da sociedade fechada feudal ao burgo mercantilista
. o aparecimento dos bancos
. os aspectos financeiros
. da Revolução Industrial à Revolução Tecnológica
. conceitos de orçamento, lucro, prejuízo, défice, empréstimo, juro, hipoteca.
Este seminário decorrerá no âmbito da disciplina de Estudo Acompanhado e de Ciência Experimental de forma a que não se sobrecarregue em termos de horário a turma. Os conceitos não serão muito aprofundados, mas antes serão mostrados numa perspectiva de compreensão da sociedade humana e do seu desejo em desenvolver actividades comerciais desde tempos imemoriais.
Este seminário irá decorrer durante os meses de dezembro, janeiro e eventualmente parte de fevereiro.
FEIRA DE VENDAS
Esta iniciativa de realização quinzenal pretende fornecer um espaço para as crianças experimentarem o seu espírito criativo e comercial.
À sexta-feira, quinzenalmente, será realizada um feira em que várias empresas criadas pelos alunos de forma livre, celebraram um contrato de arrendamento e locação de espaço onde podem vender produtos feitos por si próprios.
A primeira feira decorreu na passada sexta-feira dia 22 de novembro, estan a próxima marcada para a próxima sexta-feira dia 6 de dezembro.
Esta ideia já decorrera no ano anterior mas sem ter sido levada a sério por parte do colégio e sem uma organização que este ano pretendemos implementar, também para que as crianças percebam o que está em causa.
As regras principais são as seguintes:
. As crianças só poderão vender artigos fabricados por elas;
. Os artigos a vender poderão ser doces ( gomas, bolachas, fatias de bolo) ou artigos de trabalhos artísticos e/ou manuais e ainda serviços;
. Cada grupo terá de preencher um contrato, no qual constarão os elementos do grupo, as regras de utilização do espaço, e o custo de aluguer de espaço para a venda.
Continua na página xx
5