O joo do anjo Carlos Ruíz Zafón - O Jogo do Anjo | Page 103

PDL – PROJETO DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA
— Não podemos fazer isso, meu amigo— contemporizou Barrido.— Embora não tenhamos feito adiantamento algum à sua pessoa, a edição acarretou um investimento importantíssimo para a editora, e o contrato que assinou é de vinte anos, renováveis automaticamente nos mesmos termos, caso a editora decida exercer seus legítimos direitos. Deve entender que nós também temos que receber alguma coisa. Não pode ser tudo para o autor.
Ao fim de sua preleção, convidei os três cavalheiros a procurarem a saída por vontade própria ou então, se assim o desejassem, a pontapés. Antes que fechasse a porta em seus narizes, Escobillas fez questão de fuzilar-me com seu mau-olhado.
— Exigimos uma resposta no prazo de uma semana ou vamos acabar com o senhor— ruminou.
— Em uma semana, você e o imbecil do seu sócio estarão mortos— repliquei com calma, sem saber muito bem por que tinha dito tais palavras.
Passei o resto da manhã olhando para as paredes, até que os sinos de Santa Maria me lembraram que estava chegando a hora de meu encontro com dom Pedro Vidal.
Ele me esperava na melhor mesa do salão, brincando com uma taça de vinho branco nas mãos e ouvindo o pianista que acariciava uma peça de Enrique Granados com dedos de veludo. Ao ver-me, levantou e estendeu a mão.— Felicidades— disse eu. Vidal sorriu imperturbável e esperou que estivesse sentado para fazer o mesmo. Deixamos passar um minuto de silêncio, embalados pela música e pelos olhares das pessoas de bem que cumprimentavam Vidal de longe ou vinham à mesa para felicitá-lo pelo êxito, que era o assunto de toda a cidade.— David, não sabe como sinto o que aconteceu— começou.— Não sinta, aproveite.— Pensa que isso significa alguma coisa para mim? A adulação de meia dúzia de infelizes? Minha maior alegria seria vê-lo triunfar.— Lamento tê-lo decepcionado de novo, dom Pedro. Vidal suspirou.— David, não tenho culpa deles terem pulado em cima de você, mas você estava pedindo por isso aos gritos. Já está bem grandinho para saber como funcionam essas coisas.— Diga-me, então. Vidal estalou a língua, como se minha ingenuidade o ofendesse.