Declarou mais : “ O que quer que eu faça , não será feito pela prudência do homem , mas pelo conselho de Deus . Se a obra for de Deus , quem a poderá deter ? se não , quem a poderá promover ? Nem minha vontade , nem a deles , nem a nossa ; mas a Tua vontade , ó santo Pai , que estás no Céu .” -D ’ Aubigné .
Posto que Lutero tivesse sido movido pelo Espírito de Deus para iniciar sua obra , não a deveria ele levar avante sem severos conflitos . As acusações dos inimigos , a difamação de seus propósitos e os injustos e maldosos reparos acerca de seu caráter e intuitos , sobrevieram-lhe como um dilúvio avassalador ; e não ficaram sem efeito . Ele confiara em que os dirigentes do povo , tanto na igreja como nas escolas , se lhe uniriam alegremente nos esforços em favor da Reforma . Palavras de animação por parte dos que se achavam em elevadas posições , haviam-lhe inspirado alegria e esperança . Já , em antecipação , vira ele um dia mais radiante despontar para a igreja . Mas a animação tinha-se transformado em censuras e condenações .
Muitos dignitários , tanto da Igreja como do Estado , estavam convictos da verdade de suas teses ; mas logo viram que a aceitação dessas verdades implicaria grandes mudanças . Esclarecer e reformar o povo corresponderia virtualmente a minar a autoridade de Roma , sustar milhares de torrentes que ora fluíam para o seu tesouro e , assim , grandemente cercear a extravagância e luxo dos chefes papais . Demais , ensinar o povo a pensar e agir como seres responsáveis , buscando apenas de Cristo a salvação , subverteria o trono do pontífice , destruindo finalmente sua própria autoridade . Por esta razão recusaram o conhecimento a eles oferecido por Deus , e se dispuseram contra Cristo e a verdade pela sua oposição ao homem que Ele enviara para os esclarecer .
Lutero tremia quando olhava para si mesmo -um só homem opor-se às mais poderosas forças da Terra . Algumas vezes duvidava se havia sido , na verdade , levado por Deus a colocarse contra a autoridade da igreja . “ Quem era eu ”, escreveu ele , “ para opor-me à majestade do papa , perante quem ... os reis da Terra e o mundo inteiro tremiam ? ... Ninguém poderá saber o que meu coração sofreu durante estes primeiros dois anos , e em que desânimo , poderia dizer em que desespero , me submergi .” -D ’ Aubigné . Mas ele não foi abandonado ao desânimo . Quando faltou o apoio humano , olhou para Deus somente , e aprendeu que poderia arrimar-se em perfeita segurança Àquele todo-poderoso braço .
A um amigo da Reforma , Lutero escreveu : “ Não podemos atingir a compreensão das Escrituras , quer pelo estudo quer pelo intelecto . Teu primeiro dever é começar pela oração . Roga ao Senhor que te conceda , por Sua grande misericórdia , o verdadeiro entendimento de Sua Palavra . Não há nenhum intérprete da Palavra de Deus senão o Autor dessa Palavra , como Ele mesmo diz : ‘ E serão todos ensinados por Deus .’ Nada esperes de teus próprios trabalhos , de tua própria compreensão : confia somente em Deus , e na influência de Seu Espírito . Crê isto pela palavra de um homem que tem tido experiência .” -D ’ Aubigné . Eis aqui uma lição de importância vital para os que sentem que Deus os chamou a fim de apresentar a outrem as
80