expostas ao público , e concedia-se completa remissão de pecados a todos os que então visitassem a igreja e se confessassem . Em conformidade com isto , o povo naqueles dias para ali acudia em grande número . Uma das mais importantes destas ocasiões , a festa de “ Todos os Santos ”, estava-se aproximando .
Na véspera , Lutero , reunindo-se às multidões que já seguiam para a igreja , afixou na porta desta um papel contendo noventa e cinco proposições contra a doutrina das indulgências . Declarou sua disposição de defender essas teses no dia seguinte na Universidade , contra todos os que achassem conveniente atacá-las . Suas proposições atraíram a atenção geral . Eram lidas e relidas , e repetidas de todos os lados . Estabeleceu-se grande excitação na Universidade e na cidade inteira . Mostravam essas teses que o poder de conferir o perdão do pecado e remir de sua pena , jamais fora confiado ao papa ou a qualquer outro homem . Todo esse plano era uma farsa , um artifício para extorquir dinheiro , valendo-se das superstições do povo -expediente de Satanás para destruir a alma de todos os que confiassem em suas pretensões mentirosas . Mostrouse também claramente que o evangelho de Cristo é o mais valioso tesouro da igreja , e que a graça de Deus , nele revelada , é livremente concedida a todos os que a buscam com arrependimento e fé .
As teses de Lutero desafiavam discussão ; mas ninguém ousou aceitar o repto . As questões por ele propostas , em poucos dias se espalharam por toda a Alemanha , e em breves semanas repercutiram pela cristandade toda . Muitos dedicados romanistas que tinham visto e lamentado a terrível iniqüidade que prevalecia na igreja , mas não sabiam como deter seus progressos , leram as proposições com grande alegria , reconhecendo nelas a voz de Deus . Pressentiam que o Senhor graciosamente estendera a mão para deter a maré de corrupção que crescia rapidamente e que promanava da Sé de Roma . Príncipes e magistrados secretamente se regozijavam de que estava para ser posto um paradeiro ao arrogante poder que negava o direito de apelar contra suas decisões .
As multidões , supersticiosas e amantes do pecado , ficaram aterrorizadas quando se varreram os sofismas que lhes acalmavam os temores . Ardilosos eclesiásticos , interrompidos em sua obra de sancionar o crime , e vendo perigar seus lucros , encolerizaram-se e se arregimentaram para sustentar suas pretensões . O reformador teve atrozes acusadores a defrontar . Alguns o acusavam de agir precipitadamente e por impulso . Outros , de ser presunçoso , declarando mais que ele não era dirigido por Deus , mas que atuava por orgulho e ardor . “ Quem é que não sabe ”, respondia ele , “ que raramente um homem apresenta uma idéia nova , sem que tenha alguma aparência de orgulho , e seja acusado de excitar rixas ? ... Por que foram mortos Cristo e todos os mártires ? Porque pareciam ser orgulhosos desprezadores da sabedoria de seu tempo , e porque apresentavam idéias novas sem ter primeiro humildemente tomado conselho com os oráculos das antigas opiniões .”
79