A história de mais de mil anos do favor especial de Deus e de Seu cuidado protetor manifestos ao povo escolhido , estava patente aos olhos de Jesus . Ali estava o Monte Moriá , onde o filho da promessa , como vítima submissa , havia sido ligado ao altar -emblema da oferenda do Filho de Deus . Gênesis 22:9 . Ali , o concerto de bênçãos e a gloriosa promessa messiânica tinham sido confirmados ao pai dos crentes . Gênesis 22:16-18 . Ali as chamas do sacrifício , ascendendo da eira de Ornã para o céu , haviam desviado a espada do anjo destruidor ( 1 Crônicas 21 ) -símbolo apropriado do sacrifício e mediação do Salvador em prol do homem culpado . Jerusalém fora honrada por Deus acima de toda a Terra . Sião fora eleita pelo Senhor , que a desejara “ para Sua habitação ”. Salmos 132:13 .
Ali , durante séculos , santos profetas haviam proferido mensagens de advertência . Sacerdotes ali haviam agitado os turíbulos , e a nuvem de incenso , com as orações dos adoradores , subira perante Deus . Ali , diariamente , se oferecera o sangue dos cordeiros mortos , apontando para o vindouro Cordeiro de Deus . Ali , Jeová revelara Sua presença na nuvem de glória , sobre o propiciatório . Repousara ali a base daquela escada mística , ligando a Terra ao Céu ( Gênesis 28:1 ; 2 João 1:51 ) -escada pela qual os anjos de Deus desciam e subiam , e que abria ao mundo o caminho para o lugar santíssimo . Houvesse Israel , como nação , preservado a aliança com o Céu , Jerusalém teria permanecido para sempre como eleita de Deus . Jeremias 17:21-25 . Mas a história daquele povo favorecido foi um registro de apostasias e rebelião . Haviam resistido à graça do Céu , abusado de seus privilégios e menosprezado as oportunidades .
Posto que Israel tivesse zombado dos mensageiros de Deus , desprezado Suas palavras e perseguido Seus profetas ( 2 Crônicas 36:16 ), Ele ainda Se lhes manifestara como “ o Senhor , Deus misericordioso e piedoso , tardio em iras e grande em beneficência e verdade ” ( Êxodo 34:6 ); apesar das repetidas rejeições , Sua misericórdia continuou a interceder . Com mais enternecido amor que o de pai pelo filho de seus cuidados , Deus lhes havia enviado “ Sua palavra pelos Seus mensageiros , madrugando , e enviando-lhos ; porque Se compadeceu de Seu povo e da Sua habitação .” 2 Crônicas 36:15 . Quando admoestações , rogos e censuras haviam falhado , enviou-lhes o melhor dom do Céu , mais ainda , derramou todo o Céu naquele único dom .
O próprio Filho de Deus foi enviado para instar com a cidade impenitente . Foi Cristo que trouxe Israel , como uma boa vinha , do Egito . Salmos 80:8 . Sua própria mão havia lançado fora os gentios de diante deles . Plantou-a “ em um outeiro fértil .” Seu protetor cuidado cercara-a em redor . Enviou Seus servos para cultivá-la . “ Que mais se podia fazer à Minha vinha ”, exclama Ele , “ que Eu lhe não tenha feito ?” Posto que quando Ele esperou que “ desse uvas , veio a produzir uvas bravas ” ( Isaías 5:1-4 ), ainda com esperança compassiva de encontrar frutos , veio em pessoa à Sua vinha , para que porventura pudesse ser salva da destruição . Cavou em redor dela , podou-a e protegeu-a . Foi incansável em Seus esforços para salvar esta vinha que Ele próprio plantara .
6