da terra e da rocha ; o escuro e complicado trama das comunicações estendia-se quilômetros além dos muros da cidade . Nestes retiros subterrâneos , os seguidores de Cristo sepultavam os seus mortos ; e ali também , quando suspeitos e proscritos , encontravam lar . Quando o Doador da vida despertar os que pelejaram o bom combate , muitos que foram mártires por amor de Cristo sairão dessas sombrías cavernas .
Sob a mais atroz perseguição , estas testemunhas de Jesus conservaram incontaminada a sua fé . Posto que privados de todo conforto , excluídos da luz do Sol , tendo o lar no seio da terra , obscuro mas amigo , não proferiam queixa alguma . Com palavras de fé , paciência e esperança , animavam-se uns aos outros a suportar a privação e angústia . A perda de toda a bênção terrestre não os poderia forçar a renunciar sua crença em Cristo . Provações e perseguição não eram senão passos que os levavam para mais perto de seu descanso e recompensa .
Como aconteceu aos servos de Deus de outrora , muitos “ foram torturados , não aceitando o seu livramento , para alcançarem uma melhor ressurreição .” Hebreus 11:35 . Estes se recordavam das palavras do Mestre , de que , quando perseguidos por amor de Cristo , ficassem muito alegres , pois que grande seria seu galardão no Céu , porque assim tinham sido perseguidos os profetas antes deles . Regozijavam-se de que fossem considerados dignos de sofrer pela verdade , e cânticos de triunfo ascendiam dentre as chamas crepitantes . Pela fé , olhando para cima , viam Cristo e os anjos apoiados sobre as ameias do Céu , contemplando-os com o mais profundo interesse , com aprovação considerando a sua firmeza . Uma voz lhes vinha do trono de Deus : “ Sê fiel até à morte , e dar-te-ei a coroa da vida .” Apocalipse 2:10 .
Nulos foram os esforços de Satanás para destruir pela violência a igreja de Cristo . O grande conflito em que os discípulos de Jesus rendiam a vida , não cessava quando estes fiéis porta-estandartes tombavam em seus postos . Com a derrota , venciam . Os obreiros de Deus eram mortos , mas a Sua obra ia avante com firmeza . O evangelho continuava a espalhar-se , e o número de seus aderentes a aumentar . Penetrou em regiões que eram inacessíveis , mesmo às águias romanas . Disse um cristão , contendendo com os governadores pagãos que estavam a impulsionar a perseguição : Podeis “ matar-nos , torturar-nos condenar-nos . ... Vossa injustiça é prova de que somos inocentes . ... Tampouco vossa crueldade ... vos aproveitará .” Não era senão um convite mais forte para se levarem outros à mesma persuasão . “ Quanto mais somos ceifados por vós , tanto mais crescemos em número ; o sangue dos cristãos é semente .” -Apologia , de Tertuliano , parágrafo 50 .
Milhares eram aprisionados e mortos , mas outros surgiam para ocupar as vagas . E os que eram martirizados por sua fé tornavam-se aquisição de Cristo , por Ele tidos na conta de vencedores . Haviam pelejado o bom combate , e deveriam receber a coroa de glória quando Cristo viesse . Os sofrimentos que suportavam , levavam os cristãos mais perto uns dos outros e de seu Redentor . Seu exemplo em vida , e seu testemunho ao morrerem , eram constante atestado
20