O Grande Conflito por Ellen G. White 1 | Page 17

da filha de Meu povo .” Lamentações 4:10 . Novamente se cumpriu a profecia de aviso , dada catorze séculos antes : “ E quanto à mulher mais mimosa e delicada entre ti , que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé sobre a terra , será maligno o seu olho contra o homem de seu regaço , e contra seu filho , e contra sua filha ; ... e por causa de seus filhos que tiver ; porque os comerá às escondidas pela falta de tudo , no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará nas tuas portas .” Deuteronômio 28:56 , 57 .
Os chefes romanos esforçaram-se por infundir terror aos judeus , e assim fazê-los renderse . Os prisioneiros que resistiam ao cair presos , eram açoitados , torturados e crucificados diante do muro da cidade . Centenas eram diariamente mortos desta maneira , e essa horrível obra prolongou-se até que ao longo do vale de Josafá e no Calvário se erigiram cruzes em tão grande número que mal havia espaço para mover-se entre elas . De tão terrível maneira foi castigada aquela espantosa maldição proferida perante o tribunal de Pilatos : “ O Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos .” Mateus 27:25 .
Tito , de boa vontade , teria posto termo à terrível cena , poupando assim a Jerusalém da medida completa de sua condenação . Ele se enchia de terror ao ver os corpos jazendo aos montes nos vales . Como alguém que estivesse em êxtase , olhava ele do cimo do Monte das Oliveiras ao templo magnificente , e deu ordem para que nenhuma de suas pedras fosse tocada . Antes de tentar ganhar posse desta fortaleza , fez ardente apelo aos chefes judeus para não o forçarem a profanar com sangue o lugar sagrado . Se saíssem e combatessem em outro local , nenhum romano violaria a santidade do templo . O próprio Josefo , com apelo eloqüentíssimo , suplicou que se rendessem , para se salvarem a si , a sua cidade e seu lugar de culto . Suas palavras , porém , foram respondidas com pragas amargas . Lançaram-se dardos contra ele , que era seu último mediador humano , enquanto persistia em instar com eles . Os judeus haviam rejeitado os rogos do Filho de Deus e agora as advertências e rogos apenas os tornavam mais decididos a resistir até o último ponto . Nulos foram os esforços de Tito para salvar o templo ; Alguém , maior do que ele , declarara que não ficaria pedra sobre pedra .
A cega obstinação dos chefes dos judeus e os abomináveis crimes perpetrados dentro da cidade sitiada , excitaram o horror e a indignação dos romanos , e Tito finalmente se decidiu a tomar o templo de assalto . Resolveu , contudo , que , sendo possível , deveria o mesmo ser salvo da destruição . Mas suas ordens foram desatendidas . Depois que ele se retirara para a sua tenda à noite , os judeus , saindo repentinamente do templo , atacaram fora os soldados . Na luta , um soldado arremessou um facho através de uma abertura no pórtico , e imediatamente as salas revestidas de cedro , em redor da casa sagrada , se acharam em chamas .
Tito precipitou-se para o local , seguido de seus generais e legionários , e ordenou aos soldados que apagassem as labaredas . Suas palavras não foram atendidas . Em sua fúria , os soldados lançaram tochas ardentes nas salas contíguas ao templo , e com a espada assassinavam em grande número os que ali tinham procurado refúgio . O sangue corria como água pelas
15