Deus . A fim de estabelecer mais firmemente seu poder , subornaram profetas falsos para proclamar , mesmo enquanto as legiões romanas estavam sitiando o templo , que o povo devia aguardar o livramento de Deus . Afinal , as multidões apegaram-se firmemente à crença de que o Altíssimo interviria para a derrota de seus adversários . Israel , porém , havia desdenhado a proteção divina , e agora não tinha defesa . Infeliz Jerusalém ! despedaçada por dissensões internas , com o sangue de seus filhos , mortos pelas mãos uns dos outros , a tingir de carmesim suas ruas , enquanto hostis exércitos estrangeiros derribavam suas fortificações e lhes matavam os homens de guerra !
Todas as predições feitas por Cristo relativas à destruição de Jerusalém cumpriram-se à letra . Os judeus experimentaram a verdade de Suas palavras de advertência : “ Com a medida com que tiverdes medido , vos hão de medir a vós .” Mateus 7:2 . Apareceram sinais e prodígios , prenunciando desastre e condenação . Ao meio da noite , uma luz sobrenatural resplandeceu sobre o templo e o altar . Sobre as nuvens , ao pôr-do-sol , desenhavam-se carros e homens de guerra reunindo-se para a batalha . Os sacerdotes que ministravam à noite no santuário , aterrorizavamse com sons misteriosos ; a terra tremia e ouvia-se multidão de vozes a clamar : “ Partamos daqui !” A grande porta oriental , tão pesada que dificilmente podia ser fechada por uns vinte homens , e que se achava segura por imensas barras de ferro fixas profundamente no pavimento de pedra sólida , abriu-se à meia-noite , independente de qualquer agente visível . -História dos Judeus , de Milman , livro 13 .
Durante sete anos um homem esteve a subir e descer as ruas de Jerusalém , declarando as desgraças que deveriam sobrevir à cidade . De dia e de noite cantava ele funebremente : “ Uma voz do Oriente , uma voz do Ocidente , uma voz dos quatro ventos ! uma voz contra Jerusalém e contra o templo ! uma voz contra os noivos e as noivas ! uma voz contra o povo !” -Ibidem . Este ser estranho foi preso e açoitado , mas nenhuma queixa lhe escapou dos lábios . Aos insultos e maus-tratos respondia somente : “ Ai ! ai de Jerusalém !” “ Ai ! ai dos habitantes dela !” Seu clamor de aviso não cessou senão quando foi morto no cerco que havia predito .
Nenhum cristão pereceu na destruição de Jerusalém . Cristo fizera a Seus discípulos o aviso , e todos os que creram em Suas palavras aguardaram o sinal prometido . “ Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos ”, disse Jesus , “ sabei que é chegada a sua desolação . Então , os que estiverem na Judéia , fujam para os montes ; os que estiverem no meio da cidade , saiam .” Lucas 21:20 , 21 . Depois que os romanos , sob Céstio , cercaram a cidade , inesperadamente abandonaram o cerco quando tudo parecia favorável a um ataque imediato . Os sitiados , perdendo a esperança de poder resistir , estavam a ponto de se entregar , quando o general romano retirou suas forças sem a mínima razão aparente . Entretanto , a misericordiosa providência de Deus estava dirigindo os acontecimentos para o bem de Seu próprio povo .
13