O Grande Conflito por Ellen G. White 1 | Page 14

pronunciada por Cristo mesmo , retardou o Senhor os Seus juízos sobre a cidade e nação . Maravilhosa foi a longanimidade de Deus para com os que Lhe rejeitaram o evangelho e assassinaram o Filho .
A parábola da árvore infrutífera representava o trato de Deus para com a nação judaica . Fora dada a ordem : “ Corta-a ; por que ocupa ainda a terra inutilmente ?” Lucas 13:7 . Mas a misericórdia divina poupara-a ainda um pouco de tempo . Muitos havia ainda entre os judeus que eram ignorantes quanto ao caráter e obra de Cristo . E os filhos não haviam gozado das oportunidades nem recebido a luz que seus pais tinham desprezado . Mediante a pregação dos apóstolos e de seus cooperadores , Deus faria com que a luz resplandecesse sobre eles ; ser-lhesia permitido ver como a profecia se cumprira , não somente no nascimento e vida de Cristo , mas também em Sua morte e ressurreição . Os filhos não foram condenados pelos pecados dos pais ; quando , porém , conhecedores de toda a luz dada a seus pais , os filhos rejeitaram mesmo a que lhes fora concedida a mais , tornaram-se participantes dos pecados daqueles e encheram a medida de sua iniqüidade .
A longanimidade de Deus para com Jerusalém apenas confirmou os judeus em sua obstinada impenitência . Em seu ódio e crueldade para com os discípulos de Jesus , rejeitaram o último oferecimento de misericórdia . Afastou Deus então deles a proteção , retirando o poder com que restringia a Satanás e seus anjos , de maneira que a nação ficou sob o controle do chefe que haviam escolhido . Seus filhos tinham desdenhado a graça de Cristo , que os teria habilitado a subjugar seus maus impulsos , e agora estes se tornaram os vencedores . Satanás suscitou as mais violentas e vis paixões da alma . Os homens não raciocinavam ; achavam-se fora da razão , dirigidos pelo impulso e cega raiva . Tornaram-se satânicos em sua crueldade . Na família e na sociedade , entre as mais altas como entre as mais baixas classes , havia suspeita , inveja , ódio , contenda , rebelião , assassínio . Não havia segurança em parte alguma . Amigos e parentes traíamse mutuamente . Pais matavam aos filhos , e filhos aos pais . Os príncipes do povo não tinham poder para governar-se . Desenfreadas paixões faziam-nos tiranos . Os judeus haviam aceitado falso testemunho para condenar o inocente Filho de Deus . Agora as falsas acusações tornavam insegura sua própria vida . Pelas suas ações durante muito tempo tinham estado a dizer : “ Fazei que deixe de estar o Santo de Israel perante nós .” Isaías 30:11 . Agora seu desejo foi satisfeito . O temor de Deus não mais os perturbaria . Satanás estava à frente da nação e as mais altas autoridades civis e religiosas estavam sob o seu domínio .
Os chefes das facções oponentes por vezes se uniam para saquear e torturar suas desgraçadas vítimas , e novamente caíam sobre as forças uns dos outros , fazendo impiedosa matança . Mesmo a santidade do templo não lhes refreava a horrível ferocidade . Os adoradores eram assassinados diante do altar , e o santuário contaminava-se com corpos de mortos . No entanto , em sua cega e blasfema presunção , os instigadores desta obra infernal publicamente declaravam que não tinham receio de que Jerusalém fosse destruída , pois era a própria cidade de
12