O elo obscuro brasileiro 64 | Seite 5

5

O ELO OBSCURA DA HISTÓRIA DO BRASIL (1964-1985)

Operação Popeye: O Golpe

Em 1964 após o discurso do então presidente João Goulart sobre as reformas de base, as tropas do General Olympio Mourão Filho marcham em direção ao Rio de Janeiro, a fim de ocupar a cidade. Goulart buscou exílio no Uruguai e o presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, assumiu o cargo por treze dias, até a tomada de posse do posto por Marechal Castelo Branco.

Fonte: <https://historiazine.com/o-golpe-de-1964-perguntas-e-respostas-334b83650a94>. Acesso em: 01/11/2018.

O início

No dia 15 de abril de 1964, o general Castello Branco foi eleito como presidente, declarando ter como objetivo a defesa da democracia, entretanto, seu governo foi tomado por autoritarismo, tendo como principais ações a suspensão dos direitos políticos dos cidadãos e a divisão dos partidos em dois:

Movimento Democrático Brasileiro (MDB), dos opositores, e Aliança Renovadora Nacional (Arena), dos militares. Grande parte dos militantes do MDB foram vítimas de torturas do regime militar, muitos deles acabaram morrendo, desaparecendo ou sendo exilados. Em janeiro de 1967, foi aprovada a Constituição de 1967, esta consistiu no controle de salários e proibição de greves. Em 1968 foi inaugurada uma rodovia com o nome em homenagem ao presidente, esta permanece até o período atual, mesmo havendo maior conscientização sobre suas ações. Por pressão do Exército,

Castello Branco teve como sucessor o marechal Artur da Costa e Silva, do partido Arena, que

permaneceu no poder até 1969, durante seu governo as manifestações populares contra as reorganizações políticas formam guerrilhas urbanas, greves operárias e protestos estudantis.

No mesmo ano, Carlos Marighella, líder do movimento armado Ação Libertadora Nacional (ALN), foi assassinado com tiros pelas forças de repressão do regime militar, foi um dos principais militantes da resistência, se tornando um dos maiores inimigos da ditadura. Sua luta contra a

repressão marcou história da resistência armada durante a ditadura militar no Brasil.

Fonte: <http://ribeirobr.blogspot.com/2012/02/para-nossa-reflexao-os-generais.html>. Acesso em: 01/11/2018.