4
Censurado.
O CONTEXTO EM QUE SE DEU O GOLPE DE 1964
Introdução
A democracia brasileira não foi destruída subitamente, houveram uma série de fatores que propiciaram o surgimento de uma ditadura em nosso país. Durante a década de 1960, especificamente durante o governo de Jõao Goulart, o Brasil vivenciava um contexto de uma intensa crise econômico-financeira, político-institucional e uma crise do sistema partidário. Tais fatores contribuiram para que quarenta anos depois o governo de Jango ainda sofresse críticas duras e fosse evidenciado apenas por seus aspectos negativos, sendo lembrado por exemplo como sendo um período de “crise de autoridade” e “caos administrativo”.
O contexto da época
No ano de 1961, Jânio Quadros tomou posse da presidencia do Brasil e cinco meses depois da posse, renunciou ao mandato. Seu vice, João Goulart, assumiu a presidência logo em seguida. João, ficou popularmente conhecido como Jango, possuia uma pauta de governo mais voltado ao espectro da esquerda, por isso era considerado uma ameaça, foi acusado pelos militares de ser comunista. No dia 13 de março, Jango e Leonel Brizola discursaram na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, declarando as Reformas de Base. Os oposicionistas se organizaram em pouco tempo, e realizaram a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, seis dias depois, com o objetivo de envolver a população no combate ao comunismo.
Foto: Borsolan, Victor 2018.
Os principais fatores que influenciaram e permitiram a ocorrência do golpe militar foram a instabilidade política durante o governo de João Goulart, alto custo de vida enfrentado pela população, a promessa da Reforma de Base, o medo que a classe média tinha da implementação do socialismo no Brasil, e o apoio que os militares brasileiros receberam da Igreja Católica, dos setores conservadores, da classe média e dos Estados Unidos.
Foto: Borsolan, Victor 2018