O dízimo e ofertas | Page 5

as primeiras referências ao dízimo

as primeiras referências ao dízimo

A primeira referência ao dízimo na Bíblia se encontra em Gênesis 14 v 18-20 . Nesta passagem , o sobrinho de Abrão , Ló , foi levado em cativeiro por um exército invasor . Abrão reuniu os seus homens treinados e perseguiu esse exército para resgatar Ló . Abrão foi bem sucedido e regressou da batalha com Ló , a sua família , e todas as pessoas , bens e posses que tinham sido levados . Na viagem , Melquisedeque , o rei de Salém , saiu ao encontro deles e abençoou Abrão . Em resposta , Abrão deu a Melquisedeque um décimo ( ou um dízimo ) de tudo . E isto é tudo o que este texto diz sobre o dízimo . Uma pequena linha .
A segunda referência se encontra em Gênesis 28 v 22 quando Jacó fez um voto a Deus , “ de tudo quanto me deres , certamente te darei o dízimo ”.
A lei da primeira referência é sempre importante para entendermos melhor assuntos bíblicos . É interessante que Gênesis 14 também é a primeira referência a guerra na Bíblia . Se a lei da primeira menção estabelece um princípio que autoriza o ato mencionado , isso significa que esse capítulo também justifica guerra ? Claro que não .
Devemos notar dois pontos importantes . Primeiro , em nenhum dos textos existe uma ordem para que as gerações seguintes sigam o exemplo de Abrão ou de Jacó . Em ambas as Escrituras , o dízimo é descrito , mas não prescrito . Alguns dizem que , por isso ter acontecido antes da lei , nós devemos fazer a mesma coisa que eles fizeram . No entanto , se for assim , deveríamos copiar tudo que esses servos de Deus fizeram e não focar somente na questão do dízimo . Não podemos basear uma exigência para os dias de hoje sobre um ato praticado por duas pessoas no passado .
4