O dízimo e ofertas | Page 6

O que era o dízimo no Antigo Testamento ?
O DÍZIMO E OFERTAS
Em segundo lugar , conforme Hebreus 7 , Abrão deu um décimo dos despojos de guerra a Melquisedeque . Não se tratava de um décimo dos bens de Abrão , nem de um décimo da renda anual dele , nem sequer de uma oferta regular que fazia . Tratava-se de uma oferta única de bens que Abrão tinha acabado de capturar na guerra . Tecnicamente , Abraão deu 10 % ao rei de Salém e 90 % ao rei de Sodoma . Permitiu também que os seus próprios soldados recebessem uma parte como pagamento ( Gênesis 14 v 24 ). Nessas referências não há nenhuma instrução , ordem ou exigência dada a todas as pessoas de todos os tempos sobre a necessidade de dar 10 % da sua renda a Deus . Mesmo para Abraão , esta foi apenas uma dádiva única e não uma prática contínua .

O que era o dízimo no Antigo Testamento ?

Nos tempos do Antigo Testamento , havia uma distinção entre dízimos e ofertas : os dízimos eram obrigatórios e as ofertas eram opcionais . Os dízimos incluíam os primogênitos dos homens e dos animais , os primeiros frutos da terra e o dízimo .
O primogênito ( Êxodo 13 v 1-15 )
Deus disse sobre o primogênito : “ É meu ” ( v . 2 ). O primogénito do homem deveria ser resgatado com um cordeiro ; Deus aceitou o cordeiro sacrificado em seu lugar ( v . 15 ). Do mesmo modo , o primogênito do jumento podia ser resgatado com um cordeiro ( v . 13 ), caso contrário o seu pescoço devia ser quebrado . O israelita não podia ficar com ele para si , pertencia ao Senhor . Todo animal primogênito devia ser sacrificado ao Senhor ( v . 15 ), “ os machos serão do Senhor ” ( v . 12 ).
É óbvio que quando Israel oferecia ao Senhor um cordeiro no 5