convivas ficaram , por algum tempo , demasiado surpreendidos para pensar nAquele que realizara a maravilhosa obra . Quando afinal O procuraram , verificou-se que Se retirara tão quieto , que nem os próprios discípulos haviam percebido . A atenção dos presentes voltouse então para os discípulos . Tiveram pela primeira vez a oportunidade de reconhecer-lhes a fé em Jesus . Contaram eles o que tinham visto e ouvido no Jordão , e acendeu-se em muitos corações a esperança de haver Deus despertado um libertador para Seu povo . As novas do milagre espalharamse por toda aquela região , e foram levadas a Jerusalém . Com novo interesse , examinaram os sacerdotes e anciãos as profecias que indicavam a vinda de Cristo . Havia ansioso desejo de saber a missão desse novo mestre , que , de maneira tão despretensiosa , aparecia entre o povo . O ministério de Cristo contrastava com o dos anciãos judeus . O cuidado deles , quanto à tradição e ao formalismo , destruíra toda verdadeira liberdade de pensamento e ação . Viviam em contínuo medo de contaminação . Para evitar contato com o “ imundo ”, mantinhamse separados , não só dos gentios , mas da maior parte de seu próprio povo , não procurando beneficiá-lo , nem ganhar-lhe a amizade .
Por considerar sempre essas coisas , haviam impedido o desenvolvimento do próprio espírito e estreitado a esfera de sua existência . Seu exemplo animava o egoísmo e a intolerância em todas as classes do povo . Jesus começou Sua obra de reforma , pondo-Se em íntima simpatia com a humanidade . Ao passo que mostrava a maior reverência para com a lei de Deus , censurava a pretensa piedade dos fariseus , e tentava libertar o povo dos regulamentos absurdos que o acorrentavam . Procurava derribar as barreiras que separavam as diversas classes sociais , a fim de unir os homens como filhos de uma só família . Sua presença nas bodas visava um passo na efetuação desse desígnio . Deus dera a João Batista instruções para habitar no deserto , a fim de protegê-lo contra a influência dos sacerdotes e rabis , e preparálo para uma missão especial . A austeridade e isolamento de sua vida , porém , não eram um exemplo para o povo . O próprio João não ordenara a seus ouvintes que abandonassem seus anteriores deveres . Pediu-lhes que dessem demonstração de arrependimento pela fidelidade a Deus , no lugar em que Ele os chamara .
Jesus reprovava a condescendência própria em todas as suas formas , todavia era de natureza sociável . Aceitava a hospitalidade de todas as classes , visitando a casa de ricos e pobres , instruídos e ignorantes , procurando elevar-lhes os pensamentos das coisas comuns da vida , para as espirituais e eternas . Não consentia com o desperdício , e nem uma sombra de mundana leviandade Lhe manchou a conduta ; todavia , achava prazer em cenas de inocente felicidade , e sancionava , com Sua presença , as reuniões sociais . Um casamento judaico era ocasião impressionante , e sua alegria não desagradava ao Filho do homem . Assistindo a essa festa , honrou Jesus o casamento como instituição divina . Tanto no Antigo como no Novo Testamento , as relações conjugais são empregadas para representar a terna e sagrada união que existe entre Cristo e Seu povo .
90