Ao espírito de Jesus , a alegria das bodas apontava ao regozijo daquele dia em que levará Sua esposa para o lar do Pai , e os remidos juntamente com o Redentor se assentarão para a ceia das bodas do Cordeiro . Diz Ele : “ Como o noivo se alegra da noiva , assim Se alegrará de ti o Teu Deus .” “ Nunca mais te chamarão desamparada [...] mas chamar-te-ão : O Meu prazer está nela ; [...] porque o Senhor Se agrada de ti ”. Isaías 62:5 , 4 . “ Ele Se deleitará em ti com alegria ; calar-Se-á por Seu amor , regozijar-Se-á em ti com júbilo ”. Sofonias 3:17 . Ao ser concedida ao apóstolo João uma visão das coisas celestiais , escreveu ele : “ E ouvi como que a voz de uma grande multidão , e como que a voz de muitas águas , e como que a voz de grandes trovões , que dizia : Aleluia : pois já o Senhor Deus todopoderoso reina . Regozijemos , e alegremo-nos , e demos-Lhe glória ; porque vindas são as bodas do Cordeiro , e já a Sua esposa se aprontou .” “ Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro ”. Apocalipse 19:6 , 7 , 9 .
Jesus via em cada ser humano alguém a quem devia ser feito o chamado para Seu reino . Aproximava-Se do coração do povo , misturando-Se com ele como alguém que lhe desejava o bem-estar . Procurava-o nas ruas públicas , nas casas particulares , nos barcos , na sinagoga , às margens do lago e nas festas nupciais . Ia-lhe ao encontro em suas ocupações diárias , e manifestava interesse em seus negócios seculares . Levava Suas instruções às famílias , pondoas assim , no próprio lar , sob a influência de Sua divina presença . A poderosa simpatia pessoal que dEle emanava , conquistava os corações . Retirava-Se muitas vezes para as montanhas , a fim de orar a sós , mas isso era um preparo para Seu labor entre os homens , na vida ativa . Desses períodos volvia para aliviar o enfermo , instruir o ignorante , e quebrar as cadeias aos cativos de Satanás . Jesus preparava os discípulos pelo contato pessoal e a associação . Ensinava-os , às vezes , sentado entre eles na encosta da montanha ; outras , às margens do lago , ou caminhando em sua companhia , revelava-lhes os mistérios do reino de Deus . Não pregava , como fazem os homens hoje em dia . Sempre que os corações se achassem abertos para receber a divina mensagem , desdobrava as verdades do caminho da salvação . Não ordenava a Seus discípulos que fizessem isso ou aquilo , mas dizia : “ Segue-Me ”. Nas jornadas através de campos e cidades , levava-os consigo , para que vissem como ensinava o povo . Vinculavalhes os interesses aos Seus próprios , e eles se Lhe uniam na obra . O exemplo de Cristo de ligar-Se aos interesses da humanidade deve ser seguido por todos quantos pregam Sua palavra , e todos quantos receberam o evangelho de Sua graça . Não devemos renunciar à comunhão social . Não nos devemos retirar dos outros . A fim de atingir todas as classes , precisamos ir ter com elas .
Raramente nos virão procurar de moto próprio . Não somente do púlpito é tocado o coração dos homens pela verdade divina . Outro campo de labor existe , mais humilde , talvez , mas igualmente prometedor . Encontrase no lar do humilde , e na mansão do grande ; na mesa hospitaleira , e em reuniões de inocente entretenimento . Como discípulos de Cristo ,
91