começara com cânticos e alegria , termina em fadiga e desgosto . Os dons de Cristo , porém , são sempre novos e sãos . A bênção que provêm não deixa nunca de proporcionar satisfação e alegria .
Cada nova dádiva aumenta a capacidade do que a recebe para apreciar e fruir as maravilhas do Senhor . Ele dá por graça . Não pode haver falta na provisão . Se permaneceis nEle , o fato de receberdes hoje um rico dom , garante a recepção amanhã , de um mais precioso ainda . As palavras de Cristo a Natanael exprimem a lei do trato de Deus com os filhos da fé . Com cada nova revelação de Seu amor , declara Ele ao coração que a recebe : “ Crês ? coisas maiores do que estas verás ”. João 1:50 . O dom de Cristo à festa nupcial , era um símbolo . A água representa o batismo em Sua morte ; o vinho , o derramamento de Seu sangue pelos pecados do mundo . A água para encher as talhas foi levada por mãos humanas , mas unicamente a palavra de Cristo podia comunicar-lhe a virtude doadora de vida . O mesmo quanto aos ritos que indicam a morte do Salvador . Unicamente pelo poder de Cristo , operando pela fé , é que têm eficácia para nutrir a espiritualidade . A palavra de Cristo forneceu ampla provisão para a festa . Da mesma maneira abundante é a provisão de Sua graça para apagar as iniqüidades dos homens , e renovar e suster a alma . Na primeira festa a que assistiu com os discípulos , Jesus lhes deu o cálice que simbolizava Sua obra pela salvação deles . Na última ceia , tornou a dá-lo , na instituição do sagrado rito pelo qual Sua morte deve ser anunciada “ até que venha ”. 1 Coríntios 11:26 . E a tristeza dos discípulos ao separar-se de seu Senhor , foi confortada com a promessa da reunião , pois Ele disse : “ Desde agora , não beberei deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de Meu Pai ”. Mateus 26:29 .
O vinho provido por Cristo para a festa , e o que Ele deu aos discípulos como símbolo de Seu próprio sangue , era o puro suco de uva . A esse se refere o profeta Isaías quando fala do novo vinho “ num cacho ”, e diz : “ Não o desperdices , pois há bênção nele ”. Isaías 65:8 . Fora Cristo que , no Antigo Testamento , dera aviso a Israel : “ O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora ; e todo aquele que neles errar nunca será sábio ”. Provérbios 20:1 . Ele nunca proveu tal bebida . Satanás tenta os homens à condescendência com apetites que lhes obscurecem a razão e entorpecem as percepções espirituais , mas Cristo nos ensina a subjugar a natureza inferior . Toda a Sua vida foi um exemplo de abnegação . Para vencer o poder do apetite , sofreu em nosso favor a mais dura prova que a humanidade poderia suportar . Foi Cristo que deu instruções para que João Batista não bebesse vinho nem bebida forte . Fora Ele que dera a mesma prescrição à mulher de Manoá . E proferiu uma maldição sobre o homem que chegasse a taça aos lábios do próximo .
Cristo não contradiz Seus próprios ensinos . O vinho não fermentado que proveu para os seus convidados das bodas , era uma bebida sã e refrigerante . Seu efeito havia de pôr o gosto em harmonia com um apetite sadio . Como os convidados , na festa , notassem a qualidade do vinho , fizeram-se indagações que levaram os servos a narrar o milagre . Os
89