espiritualmente , da de qualquer outro ser humano . Isso se acha indicado nas palavras do Salvador . Ele torna clara a distinção entre Sua relação para com ela como Filho do homem , e Filho de Deus . O laço de parentesco entre eles não a coloca , de maneira alguma , em pé de igualdade com Ele . As palavras : “ Ainda não é chegada a Minha hora ”, indicam que todo ato da vida de Cristo na Terra era cumprimento do plano que existira desde os dias da eternidade . Antes de vir à Terra , o plano jazia perante Ele , perfeito em todos os seus detalhes . Ao andar entre os homens , porém , era guiado passo a passo pela vontade do Pai . Não hesitava em agir no tempo designado . Com a mesma submissão , esperava até que houvesse chegado a oportunidade . Ao dizer a Maria que Sua hora ainda não chegara , respondia Jesus ao inexpresso pensamento dela — à expectativa que , juntamente com seu povo , ela acariciara .
Maria esperava que Ele Se revelasse como o Messias , e tomasse o trono de Israel . Mas o tempo não havia chegado . Não como Rei , mas como Homem de dores , e experimentado nos trabalhos , aceitara Jesus a sorte da humanidade . Mas se bem que Sua mãe não possuísse conceito exato da missão de Cristo , nEle confiava implicitamente . A essa fé correspondeu Jesus . Foi para honrar a confiança de Maria , e fortalecer a fé dos discípulos , que realizou o primeiro milagre . Os discípulos haveriam de encontrar muitas e grandes tentações para a incredulidade . Para eles , as profecias haviam tornado claro , indiscutível , que Jesus era o Messias . Esperavam que os guias religiosos O recebessem com confiança ainda maior que a deles próprios . Declararam entre o povo as maravilhosas obras de Cristo e sua própria confiança na missão dEle , mas pasmaram e sentiram-se cruelmente decepcionados pela incredulidade , o preconceito profundamente arraigado e a inimizade para com Jesus , manifestados pelos sacerdotes e rabis . Os primeiros milagres do Salvador fortaleceram os discípulos para enfrentar a oposição . Sem se desconcertar absolutamente com as palavras de Jesus , Maria disse aos que serviam à mesa : “ Fazei tudo quando Ele vos disser ”. João 2:5 . Assim fez ela o que podia para preparar o caminho para a obra de Cristo . Ao lado da entrada estavam seis grandes talhas de pedra , e Jesus pediu aos servos que as enchessem d ’ água . Assim foi feito . Então , como o vinho era necessário para uso imediato , disse : “ Tirai agora , e levai ao mestre-sala ”. João 2:8 .
Em lugar da água com que haviam sido cheias as talhas , saiu vinho dali . Nem o mestresala nem os convidados , em geral , tinham percebido que a provisão de vinho se acabara . Provando o que os servos levaram , o mestre-sala achou-o superior a qualquer vinho que já tivesse provado , e muito diverso do que fora servido ao princípio da festa . Voltando-se para o noivo , disse : “ Todo homem põe primeiro o vinho bom , e quando já têm bebido bem , então o inferior ; mas tu guardaste até agora o bom vinho ”. João 2:10 . Como os homens servem primeiro o vinho melhor , e depois o inferior , assim faz o mundo com seus dons . O que ele oferece pode agradar aos olhos e fascinar os sentido , mas se demonstra incapaz de satisfazer . O vinho se transforma em amargura , o espírito folgazão em tristeza . Aquilo que
88