percebido os sacerdotes ou o povo . Ao ver Cristo entre a multidão , de volta do deserto , esperou confiantemente que Ele desse ao povo um sinal de Seu verdadeiro caráter .
Aguardava quase com impaciência ouvir o Salvador declarar Sua missão ; no entanto nenhuma palavra foi proferida , não foi dado nenhum sinal . Jesus não correspondeu ao anúncio do Batista a Seu respeito , mas misturou-Se com os discípulos de João , não dando nenhum testemunho visível de Sua obra especial , nem tomando nenhuma providência para Se fazer notado . No dia seguinte , João viu Jesus , que para ele Se dirigia . Com a glória de Deus a repousar sobre ele , João estende a mão , declarando : “ Eis o Cordeiro de Deus , que tira o pecado do mundo . Este é Aquele do qual eu disse : Após mim vem um Varão que foi antes de mim ;... e eu não O conhecia ; mas , para que fosse manifestado a Israel , vim eu , por isso , batizando com água . [...] Vi o Espírito descer do céu como uma pomba , e repousar sobre Ele . E eu não O conhecia , mas O que me mandou a batizar com água , Esse me disse : Sobre Aquele que vires descer o Espírito , e sobre Ele repousar , Esse é O que batiza com o Espírito Santo . E eu vi , e tenho testificado que Este é o Filho de Deus ”. João 1:29-34 .
Era esse o Cristo ? Com respeito e curiosidade olhou o povo Àquele de quem se acabava de declarar ser o Filho de Deus . Haviam sido profundamente comovidos pelas palavras de João . Ele lhes falara em nome de Deus . Tinham-no escutado dia a dia , ao reprovarlhes os pecados , e de dia para dia neles se fortalecera a convicção de ser ele enviado pelo Céu . Mas quem era Esse , maior que João Batista ? Não havia em Seu trajar coisa alguma que indicasse posição . Era , na aparência , um personagem simples , vestido , como eles , nos humildes trajes dos pobres . Havia entre a multidão alguns que , por ocasião do batismo de Cristo , tinham testemunhado a glória divina , e ouvido a voz de Deus . Desde então , porém , mudara grandemente a aparência do Salvador . Em Seu batismo , tinham-Lhe visto o semblante transfigurado à luz do Céu ; agora , pálido , esgotado , emagrecido , ninguém O reconhecera senão o profeta João . Ao olhar o povo para Ele , no entanto , viram uma fisionomia em que se uniam a divina compaixão e o poder consciente . Toda a expressão do olhar , todo traço do semblante , assinalava-se pela humildade , e exprimia indizível amor .
Parecia circundado duma atmosfera de influência espiritual . Ao passo que Suas maneiras eram suaves e despretensiosas , imprimia nos homens um sentimento de poder que , embora oculto , não podia inteiramente velar . Era esse Aquele por quem Israel tão longamente esperava ? Jesus veio em pobreza e humildade , para que pudesse ser nosso exemplo , ao mesmo tempo que nosso Redentor . Houvesse aparecido com pompa real , e como poderia ter ensinado a humildade ? como poderia haver apresentado tão incisivas verdades como as do sermão da montanha ? Onde estaria a esperança dos humildes da vida , houvesse Jesus vindo habitar como rei entre os homens ? Para a multidão , no entanto , parecia impossível que Aquele que era designado por João Se pudesse relacionar com suas elevadas antecipações . Assim , muitos ficaram decepcionados e grandemente perplexos . As
80