O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 82

palavras que os sacerdotes e rabis tanto desejavam ouvir , de que Jesus havia de restaurar então o reino a Israel , não foram proferidas .
Por um rei assim haviam eles esperado ansiosamente ; tal rei estavam prontos a receber . Mas um que buscasse estabelecer-lhes no coração um reino de justiça e paz , não aceitariam . No dia seguinte , enquanto dois discípulos estavam ao seu lado , João viu novamente Jesus entre o povo . O rosto do profeta iluminouse outra vez com a glória do Invisível , ao exclamar : “ Eis aqui o Cordeiro de Deus ”. Estas palavras fizeram pulsar o coração dos discípulos . Não as compreenderam plenamente . Que significaria o nome que João Lhe dera — “ o Cordeiro de Deus ”? O próprio João não as explicara . Deixando João , foram em busca de Jesus . Um deles era André , o irmão de Simão ; o outro , João evangelista . Foram estes os primeiros discípulos de Jesus . Movidos de irresistível impulso , seguiram a Jesus — ansiosos de falar-Lhe , todavia respeitosos e em silêncio , abismados na assombrosa significação da idéia : “ É esse o Messias ?” Jesus sabia que os discípulos O estavam seguindo . Eram as primícias de Seu ministério , e o coração do divino Mestre alegrou-se ao corresponderem essas pessoas a Sua graça . No entanto , voltandoSe , perguntou apenas : “ Que buscais ?” João 1:38 . Queria deixá-los em liberdade de voltar atrás , ou de falar de seus desejos . De um único desígnio tinham eles consciência . Uma só era a presença que lhes enchia o pensamento . Exclamaram : “ Rabi , onde moras ?” João 1:38 . Numa breve entrevista à beira do caminho , não podiam receber aquilo por que ansiavam . Desejavam estar a sós com Jesus , sentar-se-Lhe aos pés e ouvir-Lhe as palavras . Ele lhes disse : “ Vinde , e vede . Foram , e viram onde morava , e ficaram com Ele aquele dia ”. João 1:39 .
Houvessem João e André possuído o incrédulo espírito dos sacerdotes e principais , e não se teriam encontrado como discípulos aos pés de Jesus . Teriam dEle se aproximado como críticos , para Lhe julgar as palavras . Muitos cerram assim a porta às mais preciosas oportunidades . Assim não fizeram esses primeiros discípulos . Haviam atendido ao chamado do Espírito Santo na pregação de João Batista . Então reconheceram a voz do Mestre celestial . As palavras de Jesus foram para eles cheias de novidade , verdade e beleza . Divina luz foi projetada sobre o ensino das Escrituras do Antigo Testamento . Os complexos temas da verdade apareceram sob nova luz . É contrição , fé e amor que habilitam a mente a receber sabedoria do Céu . Fé que opera por amor é a chave do conhecimento , e todo que ama “ conhece a Deus ”. 1 João 4:7 .
O discípulo João era homem de fervorosa e profunda afeição , ardente , se bem que contemplativo . Começara a discernir a glória de Cristo — não a pompa mundana e o poder que fora ensinado a esperar , mas “ a glória do Unigênito do Pai , cheio de graça e de verdade ”. João 1:14 . Absorveu-se na contemplação do assombroso tema . André buscou comunicar o júbilo que lhe enchia o coração . Indo à procura de Simão , seu irmão , exclamou : “ Achamos o Messias ”. João 1:41 . Simão não esperou segundo convite . Também ele ouvira a pregação de João Batista , e apressou-se em ir ter com o Salvador . Os olhos de
81