pois ?” Ele respondia : “ Quem tiver duas túnicas , reparta com o que não tem , e quem tiver alimentos , faça da mesma maneira ”. Lucas 3:10 , 11 .
E advertia os publicanos contra a injustiça , e os soldados contra a violência . Todos quantos se houvessem de tornar súditos do reino de Cristo , tinham que dar demonstrações de fé e arrependimento . Bondade , honestidade e fidelidade se manifestariam na vida dessas pessoas . Ajudariam os necessitados , e levariam a Deus suas ofertas . Defenderiam os desamparados , dando exemplo de virtude e compaixão . Assim os seguidores de Cristo darão provas do poder transformador do Espírito Santo . Revelar-se-ão na vida diária justiça , misericórdia e amor de Deus . Do contrário , são como palha , que se lança ao fogo . “ Eu , em verdade , vos batizo com água , para o arrependimento ”, disse João , “ mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu ; cujas alparcas não sou digno de levar ; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo ”. Mateus 3:11 . O profeta Isaías declarara que o Senhor purificaria o Seu povo de suas iniqüidades “ com o espírito de justiça , e com o espírito de ardor ”. Isaías 4:4 .
As palavras do Senhor a Israel , eram : “ E porei contra ti a Minha mão , e purificarei inteiramente as tuas escórias ; e tirar-te-ei toda a impureza ”. Isaías 1:25 . Para o pecado , onde quer que se encontre , “ nosso Deus é um fogo consumidor ”. Hebreus 12:29 . O Espírito de Deus consumirá pecado em todos quantos se submeterem a Seu poder . Se os homens , porém , se apegarem ao pecado , ficarão com ele identificados . Então a glória de Deus , que destrói o pecado , tem que destruí-los . Depois de sua noite de luta com o anjo , Jacó exclamou : “ Tenho visto a Deus face a face e a minha alma foi salva ”. Gênesis 32:30 . Jacó fora culpado de um grande pecado em sua conduta para com Esaú ; mas arrependera-se . Sua transgressão fora perdoada , e seu pecado purificado ; podia , portanto , suportar a revelação da presença de Deus .
Mas sempre que os homens chegaram à presença dEle , enquanto voluntariamente nutrindo o mal , foram destruídos . Por ocasião do segundo advento de Cristo , os ímpios hão de ser consumidos “ pelo assopro da Sua boca ”, e aniquilados “ pelo resplendor da Sua vinda ”. 2 Tessalonicenses 2:8 . A luz da glória de Deus , que comunica vida aos justos , matará os ímpios . No tempo de João Batista , Cristo estava prestes a Se manifestar como o revelador do caráter de Deus . Sua própria presença tornaria aos homens manifesto o seu pecado . Somente em virtude da boa vontade da parte deles para serem purificados do pecado , podiam entrar em comunhão com Jesus . Só os puros de coração podiam permanecer em Sua presença . Assim declarava o Batista a mensagem de Deus a Israel . Muitos deram ouvidos a suas instruções . Muitos sacrificaram tudo , a fim de obedecer . Multidões seguiam a esse novo mestre de um lugar para outro , e não poucos nutriam a esperança de que fosse o Messias . Mas , vendo João o povo voltar-se para ele , buscava todas as oportunidades de encaminhar-lhes a fé para Aquele que haveria de vir .
60