faz bramir as suas ondas ; o Senhor dos Exércitos é o Seu nome . Se se desviarem essas ordenanças de diante de Mim , diz o Senhor , deixará também a semente de Israel de ser uma nação diante de Mim para sempre . Assim disse o Senhor : Se puderem ser medidos os céus para cima , e sondados os fundamentos da Terra para baixo , também Eu rejeitarei toda a semente de Israel por tudo quanto fizeram , diz o Senhor ”. Jeremias 31:35-37 . Os judeus olhavam a sua descendência natural de Abraão , como lhes dando direito a esta promessa . Deixavam de atender , porém , às condições que Deus estipulara . Antes de dar a promessa dissera : “ Porei a Minha lei no seu interior , e a escreverei no seu coração , e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo . [...] Porque lhes perdoarei a sua maldade , e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados ”. Jeremias 31:33 , 34 .
A um povo em cujo coração Sua lei está escrita , é assegurado o favor de Deus . São um com Deus . Mas os judeus se haviam dEle separado . Em razão de seus pecados , estavam sofrendo sob Seus juízos . Era essa a causa de estarem escravizados a uma nação pagã . O espírito deles estava obscurecido pela transgressão , e por lhes haver o Senhor em tempos anteriores mostrado tão grande favor , desculpavam seus pecados . Lisonjeavam-se de ser melhores que os outros homens , e merecedores de Suas bênçãos . Estas coisas “ estão escritas para aviso nosso , para quem já são chegados os fins dos séculos ”. 1 Coríntios 10:11 . Quantas vezes interpretamos mal as bênçãos de Deus , e nos lisonjeamos de ser favorecidos em virtude de alguma bondade que haja em nós ! Deus não pode fazer por nós aquilo que almeja . Seus dons , empregamo-los para nos aumentar a satisfação pessoal , e nos endurecer o coração em incredulidade e pecado .
João declarava aos mestres de Israel que seu orgulho , egoísmo e crueldade demonstravam serem eles uma raça de víboras , uma terrível maldição para o povo , em vez de filhos do justo e obediente Abraão . Em vista da luz que haviam recebido de Deus , eram ainda piores que os gentios , a quem se sentiam tão superiores . Haviam-se esquecido da rocha de onde foram cortados , e da caverna do poço de onde foram cavados . Deus não dependia deles para cumprimento de Seu desígnio . Como chamara a Abraão dentre um povo gentio , assim poderia chamar outros a Seu serviço . O coração destes poderia parecer agora tão morto como as pedras do deserto , mas o Espírito de Deus o poderia vivificar para fazer Sua vontade , e receber o cumprimento da promessa . “ E também ”, disse o profeta , “ já está posto o machado à raiz das árvores ; toda a árvore , pois que não dá bom fruto , corta-se e lança-se no fogo ”. Mateus 3:10 . Não por seu nome , mas por seus frutos , é determinado o valor de uma árvore . Se o fruto é sem valor , o nome não pode salvar a árvore da destruição . João declarou aos judeus que sua aceitação diante de Deus era decidida por seu caráter e vida . A declaração de nada valia . Se sua vida e caráter não estivessem em harmonia com a lei de Deus , não eram seu povo . Sob a influência das penetrantes palavras de João , os ouvintes sentiam-se convictos . Chegavam-se a ele com a interrogação : “ Que faremos
59