Aquela oração de Cristo por Seus inimigos abrangia o mundo inteiro . Envolvia todo pecador que já vivera ou viria ainda a viver , desde o começo do mundo , até ao fim dos séculos . Pesa sobre todos a culpa de crucificar o Filho de Deus . A todos é gratuitamente oferecido o perdão . “ Quem quiser ” pode ter paz com Deus , e herdar a vida eterna . Assim que Jesus foi pregado à cruz , ergueram-na homens vigorosos , sendo com grande violência atirada dentro do lugar para ela preparado . Isso produziu a mais intensa agonia ao Filho de Deus . Pilatos escreveu então uma inscrição em hebraico , grego e latim , colocando-a no madeiro , por sobre a cabeça de Jesus . Rezava : “ Jesus Nazareno , Rei dos Judeus .” Essa inscrição irritou os judeus . Haviam gritado no pátio de Pilatos : “ Crucifica-O ”! “ Não temos rei senão o César ”. João 19:15 .
Tinham declarado que , quem quer que reconhecesse outro rei , era traidor . Pilatos escreveu o sentimento que haviam expresso . Nenhuma ofensa era mencionada , a não ser que Jesus era Rei dos Judeus . A inscrição era um virtual reconhecimento da fidelidade dos judeus ao poder romano . Declarava que qualquer que pretendesse ser Rei de Israel , seria por eles julgado digno de morte . Os sacerdotes se haviam enganado . Quando estavam tramando a morte de Cristo , Caifás declarara conveniente que um homem morresse pela nação . Agora se revelava sua hipocrisia . A fim de eliminar a Cristo , prontificaram-se a sacrificar a própria existência nacional . Os sacerdotes viram o que tinham feito , e pediram a Pilatos que mudasse a inscrição . Disseram : “ Não escrevas Rei dos Judeus ; mas que Ele disse : Sou Rei dos Judeus .” Mas Pilatos estava indignado contra si mesmo por causa de sua anterior fraqueza , e desprezou inteiramente os invejosos e astutos sacerdotes e príncipes . Respondeu friamente : “ O que escrevi , escrevi ”. João 19:21 , 22 . Um poder mais alto que Pilatos ou os judeus dirigia a colocação daquela inscrição por sobre a cabeça de Jesus . Na providência divina , devia ela despertar reflexão e o exame das Escrituras .
O lugar em que Cristo estava crucificado achava-se próximo da cidade . Milhares de pessoas de todas as terras se encontravam em Jerusalém naquele tempo , e a inscrição que declarava Jesus de Nazaré o Messias lhes chamaria a atenção . Era uma verdade palpitante , transcrita por mão guiada por Deus . Nos sofrimentos de Cristo sobre a cruz , cumpriu-se a profecia . Séculos antes da crucifixão , predissera o Salvador o tratamento que havia de receber . Dissera : “ Pois Me rodearam cães ; o ajuntamento de malfeitores Me cercou , transpassaram-Me as mãos e os pés . Poderia contar todos os Meus ossos ; eles Me vêem e Me contemplam . Repartem entre si os Meus vestidos , e lançam sortes sobre a Minha túnica ”. Salmos 22:16-18 . A profecia quanto a Suas vestes cumpriu-se sem conselho nem interferência de amigos ou inimigos do Crucificado . Aos soldados que O puseram na cruz , foram dados os Seus vestidos . Cristo ouviu a altercação dos homens , enquanto os dividiam entre si . Sua túnica era tecida de alto a baixo , sem costuras , e disseram : “ Não a rasguemos , mas lancemos sorte sobre ela , para ver de quem será .” Em outra profecia declarou o Salvador : “ Afrontas Me quebrantaram o coração , e estou fraquíssimo . Esperei por alguém
502