corruptos soldados , ajudados por Herodes e os dignitários judeus podiam instigar , foi acumulado sobre o Salvador . Todavia , não perdeu Sua divina paciência . Os perseguidores de Cristo tentaram medir-Lhe o caráter pelo deles próprios ; tinham-nO figurado tão vil como eles . Mas por trás de toda a presente aparência introduziu-se , malgrado seu , outra cena — cena que eles hão de ver um dia em toda a sua glória . Houve alguns que tremeram na presença de Cristo . Enquanto a rude multidão se inclinava diante dEle em zombaria , alguns que se adiantaram para esse fim recuaram , aterrorizados e mudos . Herodes ficou convicto .
Os últimos raios de misericordiosa luz incidiam sobre seu coração endurecido pelo pecado . Sentiu que Este não era um homem comum ; pois a divindade irradiara através da humanidade . Ao mesmo tempo que Cristo estava cercado de escarnecedores , adúlteros e homicidas , Herodes sentiu estar contemplando , um Deus sobre Seu trono . Endurecido como estava , não ousou Herodes ratificar a condenação de Cristo . Desejava livrar-se da terrível responsabilidade , e mandou Jesus de volta para o tribunal romano . Pilatos ficou decepcionado e muito desgostoso . Quando os ju-deus voltaram com o Preso , perguntoulhes impaciente o que queriam que ele fizesse . Lembrou-lhes que já interrogara Jesus , e não achara nEle crime algum ; disse-lhes que tinham trazido queixas contra Ele , mas não eram capazes de provar uma única . Mandara Jesus a Herodes , o tetrarca da Galiléia e compatriota seu , mas também ele não encontrara nEle coisa alguma digna de morte . “ Castigá-Lo-ei pois ”, disse Pilatos , “ e soltá-Lo-ei ”. Lucas 23:16 . Aí mostrou Pilatos sua fraqueza . Declarara que Jesus era inocente e , no entanto , estava disposto a fazê-lo açoitar para pacificar os acusadores . Sacrificaria a justiça e o princípio , a fim de contemporizar com a turba . Isso o colocou desvantajosamente .
A turba contou com sua indecisão , e clamou tanto mais pela vida do Preso . Se a princípio Pilatos houvesse ficado firme , recusando-se a condenar um homem que considerava inocente , teria quebrado a fatal cadeia que o ligaria em remorso e culpa enquanto vivesse . Houvesse posto em ação suas convicções do direito , e os judeus não teriam ousado ditar-lhe a conduta . Cristo teria sido morto , mas a culpa não repousaria sobre ele . Mas Pilatos dera passo após passo na violação de sua consciência . Escusara-se a julgar com justiça e eqüidade , e viu-se agora quase impotente nas mãos dos sacerdotes e príncipes . Sua vacilação e indecisão foram a ruína dele . Mesmo então Pilatos não foi deixado a agir às cegas . Uma mensagem de Deus o advertiu do que estava para cometer . Em resposta às orações de Cristo , a esposa de Pilatos foi visitada por um anjo do Céu , e vira em sonho o Salvador , e com Ele conversara . A mulher de Pilatos não era judia , mas ao olhar a Jesus , durante o sonho , não tivera dúvidas de Seu caráter e missão . Sabia ser Ele o Príncipe de Deus . Contemplou-O em julgamento no tribunal . Viu-Lhe as mãos estreitamente ligadas como as de um criminoso . Viu Herodes e seus soldados praticando sua terrível ação . Ouviu os sacerdotes e príncipes , cheios de inveja e perversidade ,
492