A consciência de Herodes estava agora muito menos sensível do que quando tremera de horror ante o pedido de Herodias , para que lhe desse a cabeça de João Batista . Durante algum tempo sentira os agudos espinhos do remorso por seu terrível ato ; mas suas percepções morais se tinham rebaixado mais e mais em razão de sua vida licenciosa . Tinha agora tão endurecido o coração , que podia mesmo gabar-se do castigo infligido a João por ousar reprová-lo . E ameaçou então a Jesus , declarando repentinamente que tinha poder para libertá-Lo e para condená-Lo . Nenhum indício da parte de Jesus dava , entretanto , a compreender que Ele ouvisse uma palavra . Herodes irritou-se por esse silêncio . Parecia indicar completa indiferença por sua autoridade . Para o vão e pomposo rei , teria sido menos ofensiva uma franca censura , do que ser assim passado por alto .
De novo ameaçou , irado , a Jesus , que permaneceu impassível e mudo . A missão de Cristo neste mundo não era satisfazer ociosas curiosidades . Veio para curar os quebrantados de coração . Pudesse Ele ter proferido qualquer palavra para sarar as feridas das almas enfermas de pecado , e não guardaria silêncio . Não tinha , no entanto , palavras para os que não fariam senão pisar a verdade com seus profanos pés . Cristo poderia ter dirigido a Herodes palavras que penetrariam nos ouvidos do endurecido rei . Podê-lo-ia haver sacudido com temor e tremor pela exposição de toda a iniqüidade de sua vida , e do horror de seu próximo fim . Mas o silêncio de Cristo era a mais severa repreensão que lhe poderia ter ministrado . Herodes rejeitara a verdade que lhe fora anunciada pelo maior dos profetas , e nenhuma outra mensagem havia de receber . Nem uma palavra tinha para ele a Majestade do Céu .
Aqueles ouvidos sempre abertos para os lamentos humanos , não tinham lugar para as ordens de Herodes . Aqueles olhos sempre fixos no pecador arrependido , com um amor cheio de piedade , e de perdão , não tinham nenhum olhar para conceder a Herodes . Aqueles lábios que emitiram a mais impressiva verdade , que em acentos da mais terna súplica pleitearam com o mais pecador e mais degradado , cerraram-se para o soberbo rei que não sentia necessidade de um Salvador . O rosto de Herodes se ensombrou de paixão . Voltandose para a turba , acusou , encolerizado , a Jesus de impostor . E depois , para Ele : se não deres prova de Tua pretensão , entregar-Te-ei aos soldados e ao povo . Talvez sejam bemsucedidos em Te fazer falar . Se és um impostor , a morte por suas mãos é a única coisa que mereces ; se és o Filho de Deus , salva-Te a Ti mesmo operando um milagre . Mal se proferiram essas palavras , e fez-se uma arremetida para Cristo . Como animais ferozes precipitou-se a multidão para sua presa .
Jesus foi arrastado de um lado para outro , unindo-se Herodes à turba em buscar humilhar o Filho de Deus . Não se houvessem interposto os soldados romanos , repelindo para trás a massa enfurecida , e o Salvador teria sido feito em pedaços . “ Herodes , com os seus soldados , desprezou-O , e , escarnecendo dEle , vestiu-O de uma roupa resplandecente ”. Lucas 23:11 . Os soldados romanos juntaram-se nesses ultrajes . Tudo quanto ímpios ,
491