alegrou-se muito .” Nunca se encontrara com o Salvador , mas “ havia muito que desejava vê-Lo , por ter ouvido dEle muitas coisas , e esperava que Lhe veria fazer algum sinal ”. Lucas 23:8 . Esse Herodes era aquele cujas mãos estavam manchadas do sangue de João Batista . Ao ouvir falar de Jesus , a princípio ficou aterrorizado e disse : “ Este é João , que mandei degolar ; ressuscitou dos mortos ” ( Marcos 6:16 ); “ por isso estas maravilhas operam nele ”. Mateus 14:2 .
Todavia Herodes desejava ver a Jesus . Havia agora oportunidade de salvar a vida desse profeta , e o rei esperou banir para sempre de sua memória aquela cabeça sangrenta a ele levada num prato . Desejava também satisfazer sua curiosidade e pensava que , se oferecesse a Jesus alguma perspectiva de libertação , faria qualquer coisa que Lhe fosse solicitada . Um grande grupo de sacerdotes e anciãos acompanhara Cristo a Herodes . E ao ser o Salvador introduzido , esses dignitários , falando todos com agitação , insistiram em suas acusações contra Ele . Mas Herodes pouca atenção lhes deu . Impôs silêncio , desejando ensejo de interrogar a Cristo . Ordenou que soltassem as cadeias de Jesus , repreendendo ao mesmo tempo Seus inimigos de O atarem rudemente . Olhando compassivamente o sereno rosto do Redentor do mundo , nEle leu unicamente sabedoria e pureza . Da mesma maneira que Pilatos , ficou convencido de que Cristo fora acusado por malignidade e inveja . Herodes interrogou a Cristo com muitas palavras , mas o Salvador Se manteve em profundo silêncio . Ao mando do rei , foram introduzidos decrépitos e mancos , sendo ordenado a Cristo que provasse Suas reivindicações pela operação de um milagre . Afirmam que podes curar os enfermos , disse-Lhe Herodes . Estou ansioso por ver que Tua grande fama não é mentira . Jesus não respondeu , e o rei continuou a insistir :
Se podes operar milagres por outros , faze-os agora para Teu próprio bem , e isso Te servirá para um bom desígnio . Outra vez ordenou : Mostra-nos um sinal de que possuis o poder que a fama Te tem atribuído . Mas Cristo era como alguém que não visse nem ouvisse . O Filho de Deus tomara sobre Si a natureza humana . Devia agir como o tem de fazer o homem em idênticas circunstâncias . Portanto , não operaria um milagre para Se poupar à dor e à humilhação que o homem deve sofrer , quando colocado em condições semelhantes . Herodes prometeu que , se Jesus realizasse algum milagre em sua presença , seria solto . Os acusadores dEle eram testemunhas oculares das poderosas obras feitas por Seu poder . Tinham-nO ouvido ordenar à sepultura que desse os mortos . Viram-nos sair em obediência à Sua voz . Apoderou-se deles o temor , não operasse Jesus agora um milagre . De tudo , o que mais temiam , era uma manifestação de Seu poder . Essa manifestação se demonstraria um golpe mortal para seus planos , e talvez lhes custasse a vida . Outra vez sacerdotes e príncipes , em grande ansiedade , insistiram em suas acusações contra Ele . Elevando a voz , declararam : É um traidor , um blasfemo . Opera milagres por meio do poder que Lhe é dado por Belzebu , o príncipe dos demônios . A sala tornou-se cenário de confusão , uns gritando uma coisa , outros , outra .
490