Conquanto não respondesse diretamente à pergunta de Pilatos , declarou abertamente a própria missão . Deu a entender a Pilatos que não buscava um trono terrestre . “ O Meu reino não é deste mundo ”, disse Ele , “ se o Meu reino fosse deste mundo , pelejariam os Meus servos , para que Eu não fosse entregue aos judeus ; mas agora o Meu reino não é daqui . Disse-Lhe Pilatos : Logo Tu és rei ? Jesus respondeu : Tu dizes que Eu sou rei . Eu para isso nasci , e para isso vim ao mundo , a fim de dar testemunho da verdade . Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz ”. João 18:36 , 37 .
Cristo afirmou que Sua palavra era em si mesma uma chave que revelaria o mistério aos que estivessem preparados para recebêLo . Ela possuía em si um poder que a recomendava , e isso era o segredo da ampliação de Seu reino de verdade . Desejava que Pilatos compreendesse que unicamente recebendo a verdade e dela se apoderando , poderia ser restaurada sua arruinada natureza . Pilatos teve desejo de conhecer a verdade . Seu espírito estava confundido . Apegou-se ansioso às palavras do Salvador , e o coração agitouse-lhe num grande anelo de saber o que ela era realmente , e como a poderia obter . “ Que é a verdade ?” indagou . Mas não esperou a resposta . O tumulto lá fora lembrou-lhe os interesses do momento ; pois os sacerdotes clamavam por ação imediata . Saindo para onde estavam os judeus , declarou com veemência : “ Não acho nEle crime algum ”. João 18:38 . Essas palavras de um juiz pagão foram uma demolidora repreensão à perfídia e falsidade dos príncipes de Israel , que acusavam o Salvador . Ao ouvirem os sacerdotes e anciãos isso de Pilatos , sua decepção e cólera não tiveram limites . Haviam tramado e esperado longamente essa oportunidade .
Ao verem a perspectiva de Jesus ser solto , pareciam prontos a despedaçá-Lo . Acusavam Pilatos em altas vozes , e ameaçaram-no com a censura do governo romano . Culparam-no de não querer condenar a Jesus que , afirmavam , Se erguera contra César . Ouviram-se então vozes iradas , declarando que a sediciosa influência de Jesus era bem conhecida por todo o país . Diziam os sacerdotes : “ Alvoroça o povo ensinando por toda a Judéia , começando desde a Galiléia até aqui ”. Lucas 23:5 . Por essa altura , não tinha Pilatos nenhuma idéia de condenar Jesus . Sabia que os judeus O haviam acusado , movidos por ódio e preconceitos . Sabia qual era seu dever . A justiça exigia que Jesus fosse imediatamente solto . Mas Pilatos temia a má vontade do povo . Recusasse ele entregar-lhes Jesus , erguer-se-ia um tumulto , e isso ele temia enfrentar .
Ao ouvir que Cristo era da Galiléia , decidiu mandá-Lo a Herodes , governador daquela província , o qual se achava então em Jerusalém . Com esse procedimento pensava transferir a responsabilidade do julgamento para Herodes . Julgou também que era boa oportunidade de pacificar uma velha questão existente entre ele e Herodes . E assim aconteceu . Os dois magistrados tornaram-se amigos depois do julgamento do Salvador . Pilatos entregou novamente Jesus aos soldados e , por entre os escárnios e insultos da massa , foi Ele atropeladamente conduzido ao tribunal de Herodes . “ E Herodes quando viu a Jesus ,
489