O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 413

príncipes judaicos reconheciam a obrigação de dizimar , e isso era justo ; mas não deixavam o povo manter suas próprias convicções do dever . Estabeleciam-se regras arbitrárias para todos os casos . As exigências se haviam tornado tão complicadas , que era impossível cumpri-las . Ninguém sabia quando havia satisfeito suas obrigações . Segundo fora dado por Deus , o sistema era justo e razoável ; mas os sacerdotes e rabis o tinham transformado em carga enfadonha . Tudo quanto Deus ordena , é de importância . Cristo reconhecia como dever o dar o dízimo ; mas mostrou que isso não podia desculpar a negligência de outros deveres . Os fariseus eram muito exatos em dizimar ervas da horta , tais como hortelã , endro e cominho ; isso pouco lhes custava , dando-lhes reputação de exatidão e santidade . Ao mesmo tempo suas inúteis restrições oprimiam o povo e destruíam o respeito pelo sagrado sistema designado por Deus . Ocupavam a mente dos homens com insignificantes distinções , e desviavam-lhes a atenção das verdades essenciais . Negligenciavam-se os assuntos de mais peso da lei , justiça , misericórdia e verdade . “ Deveis , porém , fazer estas coisas ”, disse Cristo , “ e não omitir aquelas ”. Mateus 23:23 .
Outras leis foram semelhantemente pervertidas pelos rabis . Nas instruções dadas por intermédio de Moisés , era proibido comer qualquer coisa imunda . O uso da carne de porco , e da carne de certos outros animais , era proibido , como sendo de molde a encher o sangue de impurezas e abreviar a vida . Mas os fariseus não deixaram essas restrições como Deus as ordenara . Foram a extremos injustificáveis . Entre outras coisas , tinha o povo que coar toda a água de uso , não contivesse ela o mais pequenino inseto , o qual poderia ser classificado entre os animais imundos . Jesus , comparando essas fúteis práticas com a magnitude de seus pecados reais , disse aos fariseus : “ Condutores cegos ! que coais um mosquito e engolis um camelo ”. Mateus 23:24 . “ Ai de vós , escribas e fariseus hipócritas ! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados , que por fora realmente parecem formosos , mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia ”. Mateus 23:27 .
Como os branqueados sepulcros , belamente ornamentados ocultavam os putrefatos restos no interior , assim a aparente santidade dos sacerdotes e príncipes escondia iniqüidade . Jesus continuou : “ Ai de vós , escribas e fariseus hipócritas ! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos , e dizeis : Se existíssemos no tempo de nossos pais , nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas . Assim , vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas ”. Mateus 23:29-31 . Para mostrar sua estima pelos profetas mortos , os judeus eram muito zelosos em embelezar-lhes os sepulcros ; mas não aproveitavam seus ensinos , nem davam ouvidos às suas reprovações . Nos dias de Cristo nutria-se uma supersticiosa consideração para com os túmulos dos mortos , e prodigalizavam-se grandes somas no adorno dos mesmos . Aos olhos de Deus isso era idolatria .
Em sua indevida consideração para com os mortos , os homens mostravam não amar a Deus sobre tudo , e ao próximo como a si mesmos . A mesma idolatria está sendo hoje
412