O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 414

levada bem longe . Muitos são culpados de negligenciar as viúvas e os órfãos , os doentes e os pobres , a fim de construírem custosos monumentos para os mortos . Tempo , dinheiro e trabalho são abundantemente gastos com esse fim , ao passo que os deveres para com os vivos — deveres positivamente ordenados por Cristo — são deixados por cumprir . Os fariseus construíam os sepulcros dos profetas , e os adornavam , e diziam uns para os outros : Se existíssemos no tempo de nossos pais , nunca nos associaríamos a eles para derramar o sangue dos servos de Deus . Ao mesmo tempo estavam planejando tirar a vida de Seu Filho . Isso nos deve servir de lição . Deve-nos abrir os olhos ao poder de Satanás para enganar a mente que se desvia da luz da verdade . Muitos seguem nas pegadas dos fariseus .
Reverenciam os que morreram por sua fé . Admiram-se da cegueira dos judeus em rejeitar a Cristo . Houvéssemos vivido em Seu tempo , declaram , e com prazer Lhe receberíamos os ensinos ; nunca teríamos tomado parte no crime dos que rejeitaram o Salvador . Mas quando a obediência a Deus requer abnegação e humilhação , essas mesmas pessoas abafam suas convicções e recusam obediência . Assim manifestam o mesmo espírito que os fariseus a quem Cristo condenou . Mal avaliavam os judeus a terrível responsabilidade envolvida na rejeição de Cristo . Desde o tempo em que foi derramado o primeiro sangue inocente , quando o justo Abel caiu pela mão de Caim , repetira-se a mesma história com progressiva culpa . Em todos os séculos haviam profetas erguido a voz contra os pecados dos reis , autoridades e povo , dizendo as palavras que Deus lhes dera e obedecendo à Sua vontade com perigo da própria vida . De geração para geração se estivera acumulando uma terrível punição contra os rejeitadores da luz e da verdade .
Essa os inimigos de Cristo estavam então atraindo sobre as próprias cabeças . O pecado dos sacerdotes e principais era maior que o de qualquer geração anterior . Por sua rejeição do Salvador , estavam-se tornando responsáveis pelo sangue de todos os justos mortos desde Abel até Cristo . Estavam prestes a fazer transbordar sua taça de iniqüidade . E dentro em pouco lhes seria ela derramada sobre a cabeça em juízo de retribuição . Disso os advertiu Jesus : “ Para que sobre vós caia todo o sangue justo , que foi derramado sobre a Terra , desde o sangue de Abel , o justo , até o sangue de Zacarias , filho de Baraquias , que matastes entre o santuário e o altar . Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração ”. Mateus 23:35 , 36 . Os escribas e fariseus que escutavam Jesus , sabiam que Suas palavras eram verdadeiras . Sabiam como fora morto o profeta Zacarias . Enquanto as palavras de advertência vindas de Deus se achavam em seus lábios , uma fúria satânica apoderou-se do rei apóstata e , por sua ordem , foi morto o profeta .
Seu sangue assinalara as pedras do próprio pátio do templo , e não pôde ser apagado ; ali ficou para dar testemunho contra o apóstata Israel . Enquanto o templo existisse , ali estaria a mancha daquele sangue justo , clamando a Deus vingança . Ao referir-Se Jesus a esses terríveis pecados , um arrepio de horror passou pela multidão . Antevendo o futuro , declarou Jesus que a impenitência dos judeus e sua intolerância para com os servos do
413