O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 412

esse espírito abnegado e essa infantil fé que atraiu o louvor do Senhor . Existem entre os pobres muitos que anelam manifestar gratidão para com Deus por Sua graça e verdade . Desejam ardentemente tomar parte , com seus irmãos mais prósperos , na manutenção de Seu serviço . Essas almas não devem ser repelidas . Permita-se-lhes pôr suas moedas no banco do Céu . Dadas com o coração cheio de amor para com Deus , essas ninharias aparentes tornam-se dádivas consagradas , inapreciáveis ofertas que Deus aprova e abençoa . Quando Jesus disse da viúva pobre : Ela “ lançou mais do que todos ” ( Lucas 21:3 ), Suas palavras eram verdadeiras , não somente quanto ao motivo , mas no que respeita aos resultados da oferta .
As “ duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante ” têm trazido ao tesouro do Senhor uma quantia muito superior às contribuições daqueles ricos judeus . A influência daquela pequenina oferta tem sido como um rio , pequeno ao começo , mas que se amplia e aprofunda à medida que corre através dos séculos . Tem contribuído por mil maneiras para alívio dos pobres e disseminação do evangelho . Seu exemplo de sacrifício tem agido e tornado a agir sobre milhares de corações em todas as terras e em todos os séculos . Tem sido como um apelo dirigido a ricos e pobres , e as dádivas destes avolumaram o valor da oferta da viúva . A bênção divina sobre as suas moedas , tem feito delas fonte de grandes resultados . Assim quanto a todo dom oferecido e todo ato realizado com sincero desejo de promover a glória de Deus . Liga-se aos desígnios do Onipotente . Seus resultados para o bem não podem ser calculados por homem algum .
O Salvador continuou Suas acusações aos escribas e fariseus : “ Ai de vós , condutores cegos ! pois que dizeis : qualquer que jurar pelo templo , isso nada é ; mas o que jurar pelo ouro do templo , esse é devedor . Insensatos e cegos ! Pois qual é maior : o ouro , ou o templo , que santifica o ouro ? E aquele que jurar pelo altar , isso nada é ; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar , esse é devedor . Insensatos e cegos ! Pois qual é maior : a oferta , ou o altar , que santifica a oferta ?” Mateus 23:16-19 . Os sacerdotes interpretavam as reivindicações divinas segundo sua própria norma falsa e estreita . Presumiam fazer justas diferenças quanto à relativa culpa de vários pecados , passando levemente por alto alguns , e tratando outros , talvez de menos conseqüência , como imperdoáveis . Por considerações monetárias desculpavam pessoas de seus votos . E por grandes somas de dinheiro passavam por alto graves crimes .
Ao mesmo tempo esses sacerdotes e príncipes , em outros casos , proferiam severo juízo por ofensas triviais . “ Ai de vós escribas e fariseus hipócritas ! pois que dizimais a hortelã , o endro e o cominho , e desprezais o mais importante da lei , o juízo , a misericórdia e a fé ; deveis , porém , fazer estas coisas , e não omitir aquelas ”. Mateus 23:23 . Nessas palavras Cristo torna a condenar o abuso das obrigações sagradas . Não põe de lado a própria obrigação . O sistema do dízimo foi ordenado por Deus , e havia sido observado desde os primitivos tempos . Abraão , o pai dos fiéis , deu dízimo de tudo quanto possuía . Os
411