diminuir a obrigação . Repreendeu o egoísmo que extorquia e dava má aplicação às dádivas da viúva . Ao mesmo tempo louvou a viúva que trouxe sua oferta para o tesouro do Senhor . O abuso que praticava o homem com a dádiva , não podia desviar da doadora a bênção divina . Jesus estava no pátio onde se achava a arca do tesouro , e observava os que ali iam depositar as ofertas . Muitos dos ricos levavam grandes somas , que apresentavam com grande ostentação . Jesus os contemplava tristemente , mas não fez comentário algum acerca de suas liberais ofertas .
Num momento , Sua fisionomia iluminou-se ao ver uma pobre viúva aproximar-se hesitante , como receosa de ser observada . Enquanto os ricos e altivos se apressavam para depor suas dádivas , ela se retraía , como se mal ousasse adiantar-se . Todavia , anelava fazer qualquer coisa , por pequenina que fosse , pela causa que amava . Contemplou a dádiva que tinha na mão . Era demasiado pequena em comparação com as ofertas dos que a rodeavam ; ali estava , no entanto , tudo quanto possuía . Espreitando o ensejo , deitou apressadamente suas duas moedinhas , e virou-se para se afastar , ligeira . Ao fazê-lo , porém , encontrou o olhar de Jesus , cravado nela . O Salvador chamou a Si os discípulos , e convidou-os a notar a pobreza da viúva . Então soaram aos ouvidos dela Suas palavras de louvor : “ Em verdade vos digo que lançou mais do que todos , esta pobre viúva ”. Lucas 21:3 . Lágrimas de alegria lhe encheram os olhos , ao ver que seu ato era compreendido e apreciado . Muitos tê-la-iam aconselhado a guardar seu escasso recurso para o próprio uso ; dado às mãos dos bem nutridos sacerdotes , perder-se-ia de vista entre os muitos custosos dons levados ao tesouro .
Mas Jesus entendeu-lhe o motivo . Ela cria que o serviço do templo era indicado por Deus , e estava ansiosa por fazer tudo que lhe era possível para sua manutenção . Fez o que pôde e sua ação serviria de monumento [ 433 ] a sua memória , através dos tempos , e alegria na eternidade . O coração acompanhou-lhe a dádiva ; seu valor foi estimado , não pela importância da moeda , mas pelo amor para com Deus e o interesse para com Sua obra , que a motivaram . Jesus disse da viúva pobre : Ela “ lançou mais do que todos ”. Lucas 21:3 . Os ricos deram de sua abundância , muitos deles para serem vistos e honrados pelos homens . Seus grandes donativos não os privaram de nenhum conforto , nem mesmo do luxo ; não tinham exigido nenhum sacrifício que pudesse ser comparado , em valor , com as moedas da viúva . É o motivo que dá sentido às nossas ações , assinalando-as com ignomínia ou elevado valor moral . Não são as grandes coisas que todos os olhos vêem e toda língua louva , que Deus considera mais preciosas .
Os pequenos deveres cumpridos com contentamento , as pequeninas dádivas que não fazem vista , e podem parecer destituídas de valor aos olhos humanos , ocupam muitas vezes diante de Deus o mais alto lugar . Um coração de fé e amor é mais precioso para Deus que os mais custosos dons . A viúva pobre deu sua subsistência para fazer o pouco que fez . Privou-se de alimento para oferecer aquelas duas moedinhas à causa que amava . E fê-lo com fé , sabendo que seu Pai Celestial não passaria por alto sua grande necessidade . Foi
410