vinha , circundou-a de um valado , e construiu nela um lagar , e edificou uma torre , e arrendou-a a uns lavradores , e ausentou-se para longe . E , chegando o tempo dos frutos , enviou os seus servos aos lavradores , para receber os seus frutos . E os lavradores , apoderando-se dos servos , feriram um , mataram outro , e apedrejaram outro . Depois enviou outros servos , em maior número do que os primeiros ; e eles fizeram-lhes o mesmo ; e , por último , enviou-lhes seu filho , dizendo : Terão respeito ao meu filho . Mas os lavradores , vendo o filho , disseram entre si : Este é o herdeiro ; vinde , matemo-lo , e apoderemo-nos da sua herança . E , lançando mão dele , o arrastaram para fora da vinha , e o mataram . Quando pois vier o senhor da vinha , que fará àqueles lavradores ?” Mateus 21:33-40 .
Jesus Se dirigiu a todo o povo presente ; mas os sacerdotes e principais responderam . “ Dará afrontosa morte aos maus ”, disseram , “ e arrendará a vinha a outros lavradores , que a seu tempo lhe dêem os frutos ”. Mateus 21:41 . Os que assim falavam não perceberam , a princípio , a aplicação da parábola , mas viram depois haver proferido a própria condenação . Na parábola , o pai de família representava Deus , a vinha a nação judaica , e o valado a lei divina que lhes servia de proteção . A torre era um símbolo do templo . O dono da vinha fizera tudo que era para prosperidade da mesma . “ Que mais se podia fazer à Minha vinha ”, diz Ele , “ que lhe não tenha feito ?” Isaías 5:4 . Assim foi representado o incessante cuidado de Deus para com Israel . E como os lavradores deviam devolver ao pai de família a devida proporção de frutos da vinha , assim o povo de Deus O devia honrar por uma vida em correspondência com os sagrados privilégios que tinham . Mas , como os lavradores mataram os servos que o senhor lhes enviara em busca de frutos , assim os judeus fizeram morrer os profetas que Deus mandara para os chamar ao arrependimento .
Mensageiro após mensageiro fora morto . Até aí a aplicação da parábola não podia ser posta em dúvida , e no que se seguiu não foi menos clara . No amado filho a quem o senhor da vinha afinal mandara a seus desobedientes servos , e de quem se apoderaram para matar , viram os sacerdotes e principais uma distinta figura de Jesus e a sorte que sobre Ele impendia . Já estavam planejando tirar a vida Àquele a quem o Pai lhes enviara em um último apelo . Na retribuição infligida aos ingratos lavradores , estava descrita a sorte dos que haviam de condenar Cristo à morte . Olhando-os com piedade , continuou o Salvador : “ Nunca lestes nas Escrituras : A pedra , que os edificadores rejeitaram , essa foi posta por cabeça do ângulo ; pelo Senhor foi feito isto , e é maravilhoso aos nossos olhos ?
Portanto Eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado , e será dado a uma nação que dê os seus frutos . E quem cair sobre esta pedra despedaçar-se-á ; e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó ”. Mateus 21:42-44 . Essa profecia repetiram os judeus muitas vezes nas sinagogas , aplicando-a ao Messias que havia de vir . Cristo era a pedra de esquina da dispensação judaica , e de todo o plano da salvação . Essa pedra fundamental os edificadores judaicos , os sacerdotes e príncipes de Israel , estavam agora rejeitando . O Salvador chamoulhes a atenção para as profecias que lhes mostrariam seu perigo . Buscou ,
396