O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 396

situação difícil . Tinha importante lição a ensinar . Mortificara os inimigos , permitindo que se vissem emaranhados na própria rede que para Ele haviam preparado . Sua confessada ignorância com respeito ao caráter do batismo de João , proporcionou-Lhe oportunidade de falar e aproveitou-a , apresentando-lhes sua verdadeira situação e ajuntando uma advertência às muitas que já fizera . “ Mas que vos parece ?” disse Ele . “ Um homem tinha dois filhos , e , dirigindo-se ao primeiro , disse : Filho , vai trabalhar hoje na minha vinha . Ele , porém , respondendo , disse : Não quero . Mas depois , arrependendo-se , foi . E , dirigindo-se ao segundo , falou-lhe de igual modo ; e , respondendo ele , disse : Eu vou , senhor ; e não foi . Qual dos dois fez a vontade do pai ?” Mateus 21:28-31 .
Essa súbita pergunta tirou Seus ouvintes de sua habitual posição de guarda . Haviam acompanhado atentamente a parábola , e então responderam imediatamente : “ O primeiro .” Fixando neles o firme olhar , respondeu Jesus em tom severo e solene : “ Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram diante de vós no reino de Deus . Porque João veio a vós no caminho da justiça , e não o crestes , mas os publicanos e as meretrizes o creram ; vós , porém , vendo isto , nem depois vos arrependestes para o crer ”. Mateus 21:31 , 32 . Os sacerdotes e principais não podiam deixar de dar resposta correta à pergunta de Cristo , e assim obteve Ele sua opinião em favor do primeiro filho . Este filho representava os publicanos , os que eram desprezados e odiados pelos fariseus .
Os publicanos haviam sido inteiramente imorais . Tinham sido na verdade transgressores da lei de Deus , mostrando em sua vida absoluta resistência às Suas reivindicações . Eram ingratos e profanos ; ao ser-lhes dito que fossem trabalhar na vinha do Senhor , recusaram desdenhosamente . Mas ao vir João , pregando o arrependimento e o batismo , os publicanos receberam a mensagem e foram batizados . O segundo filho representava os dirigentes da nação judaica . Alguns fariseus se tinham arrependido , recebendo o batismo de João ; mas os dirigentes não quiseram reconhecer que ele viera de Deus . Suas advertências e acusações não os levaram a uma reforma . “ Rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos , não tendo sido batizados por ele .” Trataram desdenhosamente sua mensagem . Como o segundo filho que , quando chamado , disse : “ Eu vou , senhor ”, mas não foi , os sacerdotes e principais professaram obediência , mas agiram em sentido contrário . Faziam grandes profissões de piedade , pretendiam estar obedecendo à lei divina , mas prestavam apenas uma falsa obediência .
Os publicanos eram acusados e amaldiçoados pelos fariseus como incrédulos ; mas mostraram por sua fé e obras que iam para o reino do Céu antes daqueles homens cheios de justiça própria , aos quais fora dada grande luz , mas cujas obras não correspondiam a sua profissão de piedade . Os sacerdotes e principais não tinham vontade de suportar essas penetrantes verdades ; ficaram calados , entretanto , na esperança de que Jesus dissesse qualquer coisa que pudessem voltar contra Ele ; mas tinham de suportar ainda mais . “ Ouvi ainda outra parábola ”, disse Cristo . “ Houve um homem , pai de família , que plantou uma
395