O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 398

por todos os meios possíveis , mostrar-lhes claramente a natureza do ato que estavam para praticar . E Suas palavras tinham outro desígnio . Ao fazer a pergunta : “ Quando , pois , vier o senhor da vinha , que fará àqueles lavradores ?” ( Mateus 21:40 ) era intuito de Cristo que os fariseus respondessem como fizeram . Tinha em vista que eles mesmos se condenassem .
Suas advertências , deixando de despertá-los para o arrependimento , selar-lhes-iam a condenação , e Ele queria que vissem que eles próprios haviam trazido sobre si a ruína . Intentava mostrar-lhes a justiça de Deus em retirar-lhes os privilégios nacionais , o que já começara e terminaria , não somente na destruição do templo e da cidade , mas na dispersão da nação . Os ouvintes reconheceram a advertência . Não obstante , porém , a sentença que eles mesmos haviam proferido , os sacerdotes e príncipes estavam prontos a completar o quadro , dizendo : “ Este é o herdeiro ; vinde , matemo-lo .” “ E , pretendendo prendê-Lo , recearam o povo ” ( Mateus 21:46 ), porque o sentimento público era a favor de Cristo . Citando a profecia da pedra rejeitada , referia-Se Cristo a uma ocorrência verdadeira da história de Israel .
O incidente relacionava-se com a edificação do primeiro templo . Conquanto tivesse especial aplicação ao tempo do primeiro advento de Cristo , devendo ter tocado com poder especial aos judeus , encerra também uma lição para nós . Ao ser erigido o templo de Salomão , as imensas pedras para as paredes e os fundamentos foram inteiramente preparadas na pedreira ; depois de serem levadas para o local da construção , nenhum instrumento devia ser nelas empregado ; os obreiros só tinham que as colocar em posição . Fora trazida para ser empregada nos fundamentos uma pedra de dimensões extraordinárias , e de singular feitio ; mas os construtores não conseguiam achar lugar para ela e não a queriam aceitar . Era-lhes um estorvo , jazendo para ali , sem utilidade . Por muito tempo assim ficou como pedra rejeitada .
Mas , ao chegarem os edificadores à ocasião de colocar a pedra angular , procuraram por muito tempo uma de tamanho e resistência suficientes e do devido formato , para ocupar aquele lugar e suportar o grande peso que sobre ela repousaria . Fizessem uma imprudente escolha para esse importante lugar , e estaria em risco a segurança de todo o edifício . Deveriam encontrar uma pedra capaz de resistir à influência do Sol , da geada e da tempestade . Várias pedras foram escolhidas , diversas vezes , mas , sob a pressão de imensos pesos , haviam-se despedaçado . Outras não puderam suportar a prova das súbitas mudanças atmosféricas . Afinal , a atenção dos construtores foi atraída para a pedra por tanto tempo rejeitada . Ficara exposta ao ar , ao Sol e à tempestade , sem apresentar a mais leve fenda .
Os edificadores examinaram essa pedra . Suportara todas as provas , menos uma . Se pudesse resistir à prova de vigorosa pressão , decidirse-iam a aceitá-la para pedra angular . Foi feita a prova . A pedra foi aceita , levada para o lugar que lhe era designado , verificandose a ele ajustar-se perfeitamente . Em profética visão , foi mostrado a Isaías que essa pedra
397