“ Trabalhai , não pela comida que perece , mas pela comida que permanece para a vida eterna .” Não busqueis meramente benefícios materiais . Não seja vosso primeiro esforço o prover o necessário à vida atual , mas buscai o alimento espiritual , isto é , a sabedoria que permanece para a vida eterna . Isso apenas o Filho de Deus pode dar ; “ porque a Este o Pai , Deus , O selou ”. Por um momento , despertou-se o interesse dos ouvintes . Exclamaram : “ Que faremos , para executarmos as obras de Deus ?” Tinham estado a realizar muitas e enfadonhas obras , a fim de se recomendar perante Deus ; e estavam prontos a ouvir qualquer nova observância pela qual pudessem obter maior mérito .
Sua pergunta significativa : Que faremos para merecer o Céu ? Qual o preço que nos é exigido para alcançar a vida por vir ? “ Jesus respondeu , e disse-lhes : A obra de Deus é esta : Que creiais nAquele que Ele enviou .” O preço do Céu é Jesus . O caminho para o Céu é a fé no “ Cordeiro de Deus , que tira o pecado do mundo ”. João 1:29 . Mas o povo não queria receber esta declaração de divina verdade . Jesus fizera a própria obra que a profecia predissera que o Messias havia de fazer ; mas eles não testemunharam o que suas esperanças egoístas imaginaram como a Sua obra . Cristo , na verdade , alimentara um dia a multidão com os pães de cevada ; nos dias de Moisés , porém , Israel fora por quarenta anos sustentado com maná , e do Messias muito maiores eram as bênçãos esperadas .
Seus corações descontentes indagavam porque , se Jesus podia realizar tão assombrosas obras como as que tinham presenciado , não podia dar saúde , força e riqueza a todo o Seu povo , libertá-lo de seus opressores , e exaltá-lo ao poder e à honra . O fato de Ele pretender ser o Enviado de Deus , e todavia recusar ser rei de Israel , era um mistério que não podiam penetrar . Sua recusa foi mal-interpretada . Muitos concluíram que não ousava afirmar Seus direitos , porque Ele próprio duvidava do divino caráter de Sua missão .
Abriram assim o coração à incredulidade , e a semente que Satanás lançara deu fruto segundo sua espécie em mal-entendido e deserção . Então , meio zombeteiramente , um rabi perguntou : “ Que sinal pois fazes Tu , para que o vejamos , e creiamos em Ti ? Que operas Tu ? Nossos pais comeram o maná no deserto , como está escrito : Deu-lhes a comer o pão do Céu .” Os judeus honravam a Moisés como doador do maná , rendendo louvor ao instrumento e perdendo de vista Aquele por quem a obra fora operada . Seus pais tinham murmurado contra Moisés , e posto em dúvida e negado sua missão divina . Agora , no mesmo espírito , [ 267 ] os filhos rejeitaram Aquele que lhes apresentava a mensagem de Deus . “ Na verdade , na verdade vos digo : Moisés não vos deu o pão do Céu ; mas Meu Pai vos dá o verdadeiro pão do Céu .” O doador do maná ali estava entre eles . Fora o próprio Cristo que conduzira os hebreus através do deserto , e os alimentara diariamente com o pão do Céu . Esse alimento era uma figura do verdadeiro pão do Céu .
O Espírito insuflador de vida , brotando da infinita plenitude de Deus , eis o verdadeiro maná . Jesus disse : “ O pão de Deus é aquele que desce do Céu e dá vida ao mundo .”
252