O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 252

Capítulo 41 — A Crise na Galiléia
Este capítulo é baseado em João 6:22-71 .
Quando Cristo proibiu o povo de O proclamar rei , reconheceu haver chegado a um ponto decisivo em Sua história . Multidões que hoje O desejavam exaltar ao trono , dEle se desviariam amanhã . A decepção de suas ambições egoístas , transformar-lhes-ia o amor em ódio , e os louvores em maldições . Sabendo isso embora , nenhuma medida tomou para evitar a crise . Desde o princípio , não acenara a Seus seguidores com nenhuma esperança de recompensas terrestres . A um que viera desejando ser Seu discípulo , dissera : “ As raposas têm covis , e as aves do céu têm ninhos , mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça ”. Mateus 8:20 . Se os homens pudessem haver obtido Cristo e o mundo , multidões Lhe haveriam oferecido seu apoio ; tal serviço , porém , não poderia Ele aceitar .
Dos que agora se achavam ligados a Ele , muitos havia que tinham sido atraídos pela esperança de um reino terrestre . Estes deveriam ser desenganados . O ensino profundamente espiritual no milagre dos pães não fora compreendido . Deveria ser tornado claro . E essa nova revelação traria consigo mais rigorosa prova . O milagre dos pães foi divulgado por toda parte , e no dia seguinte , bem cedo , o povo afluía a Betsaida para ver a Jesus . Vinham em grande número , por terra e por mar . Os que O deixaram na noite anterior , voltavam esperando encontrá-Lo ainda ali ; pois não houvera nenhum barco em que tivesse podido atravessar para o outro lado . Suas buscas , porém , foram infrutíferas , e muitos regressaram a Cafarnaum , buscando-O sempre . Entretanto , chegara Ele a Genesaré , após um dia de ausência . Logo que se soube de Sua chegada , “ correndo toda terra em redor , começaram a trazer em leitos , aonde quer que sabiam que Ele estava , os que se achavam enfermos ”. Marcos 6:55 .
Algum tempo depois foi Ele à sinagoga , e aí O acharam os que vieram de Betsaida . Ouviram dos discípulos como atravessara o mar . A fúria da 326 tempestade , as muitas horas de infrutíferos esforços remando contra ventos adversos , o aparecimento de Cristo andando sobre as águas , os temores despertados , Suas palavras de tranqüilização , a aventura de Pedro e as conseqüências da mesma , bem como a súbita cessação da tempestade e o aportar do barco , tudo foi fielmente narrado à maravilhada multidão . Não contentes com isso , muitos ainda se reuniram em torno de Jesus indagando : “ Rabi , quando chegaste aqui ?” Esperavam receber , de Seus próprios lábios , uma segunda narração do milagre .
Jesus não lhes satisfez a curiosidade . Disse tristemente : “ Na verdade vos digo que Me buscais , não pelos sinais que vistes , mas porque comestes do pão e vos saciastes .” Não O buscavam por nenhum motivo digno ; mas , como foram alimentados com os pães , esperavam receber ainda bênçãos temporais unindo-se a Ele . O Senhor lhes ordenou :
251