Os crentes seriam assim levados a considerálos mestres divinamente designados , e quando o Salvador lhes fosse tirado , não seriam deixados sem instrutores . Nessa primeira viagem , os discípulos só deviam ir aos lugares em que Jesus já estivera antes , e onde fizera amigos . Seus preparativos de viagem deviam ser os mais simples .
Não deviam permitir que coisa alguma lhes distraísse o espírito de sua grande obra , nem de maneira nenhuma despertar oposição e fechar a porta a trabalho posterior . Não deviam adotar o vestuário dos mestres religiosos , nem usar no traje coisa alguma que os houvesse de distinguir dos humildes camponeses . Não lhes convinha entrar nas sinagogas e convocar o povo para serviço público ; seu esforço devia-se desenvolver no trabalho feito de casa em casa . Não deviam perder tempo em inúteis saudações , nem indo de casa em casa se hospedar . Mas convinha que aceitassem em todo o lugar a hospitalidade dos que eram dignos , os que os receberiam de coração , como hospedando ao próprio Cristo . Cumpria-lhes entrar na morada com a bela saudação : “ Paz seja nesta casa ”. Lucas 10:5 .
Essa casa seria abençoada por suas orações , seus hinos de louvor , e o estudo das Escrituras no círculo familiar . Esses discípulos deviam ser arautos da verdade , para preparar o caminho ao Mestre . A mensagem que deviam levar , era a palavra da vida eterna , e o destino dos homens dependia da aceitação ou rejeição da mesma . Para impressionar o povo com sua solenidade , Jesus ordenou aos discípulos : “ Se ninguém vos receber , nem escutar as vossas palavras , saindo daquela casa ou cidade , sacudi o pó dos vossos pés . Em verdade vos digo que , no dia do juízo , haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade .” Então o olhar do Salvador penetra o futuro ; contempla os mais vastos campos em que , depois de Sua morte , os discípulos têm de testificar dEle . Seu olhar profético abrange a experiência de Seus servos através de todos os séculos , até que Ele venha pela segunda vez . Mostra a Seus seguidores o conflito que hão de encontrar ; revela o caráter e plano da batalha . Desenrola perante eles os perigos que terão de enfrentar , a abnegação que lhes será necessária . Deseja que calculem o custo , a fim de não serem tomados de surpresa pelo inimigo . Sua luta não tem de ser travada contra a carne e o sangue , mas contra os principados , contra as potestades , contra os príncipes das trevas deste século , “ contra as hostes espirituais da maldade , nos lugares celestiais ”. Efésios 6:12 . Têm de contender contra forças sobrenaturais , mas é-lhes assegurado sobrenatural auxílio . Todos os espíritos celestes se acham nesse exército . E mais que anjos estão nas fileiras . O Espírito Santo , o representante do Capitão do exército do Senhor , desce para dirigir a batalha . Muitas podem ser nossas fraquezas , pecados e erros graves ; mas a graça de Deus é para todos quantos a buscam em contrição . O poder da Onipotência acha-se empenhado em favor dos que confiam em Deus . “ Eis ”, disse Jesus , “ que vos envio como ovelhas ao meio de lobos ; portanto sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas .”
230