Cristo mesmo nunca suprimiu uma palavra da verdade , mas sempre a proferiu com amor . Exercia o máximo tato e cuidadosa , benévola atenção em Seu trato com o povo . Nunca foi rude , nunca proferiu desnecessariamente uma palavra severa , não ocasionou nunca sem motivo uma dor a uma alma sensível . Não censurava a fraqueza humana . Denunciava sem temor a hipocrisia , a incredulidade e a iniqüidade , mas tinha lágrimas na voz quando emitia Suas esmagadoras repreensões . Chorou sobre Jerusalém , a cidade amada , que O recusava receber a Ele , o Caminho , a Verdade e a Vida . Rejeitaram-nO a Ele , o Salvador , mas olhava-os com piedosa ternura , e com tão profunda dor , que Lhe partiu o coração .
Toda alma era preciosa aos Seus olhos . Conquanto Se portasse sempre com divina dignidade , inclinava-Se com a mais terna consideração para todo membro da família de Deus . Via em todos os homens almas caídas que era Sua missão salvar . Os servos de Cristo não devem agir segundo os naturais ditames do coração . Precisam de íntima comunhão com Deus a fim de que , sob provocação , o próprio eu não sobressaia , e despejem uma torrente de palavras inconvenientes , palavras que não são como o orvalho ou como a chuva suave que refrigera as ressequidas plantas . É isto que Satanás quer que façam , pois são esses os seus métodos . É o dragão que está irado ; é o espírito de Satanás que se revela em zanga e acusação . Mas aos servos de Deus cumpre ser Seus representantes . Ele quer que usem apenas a moeda corrente no Céu , a verdade que Lhe apresenta a imagem e inscrição . O poder com que têm de vencer o mal , é o poder de Cristo . A glória dEle , a sua força . Devem fixar os olhos em Sua beleza de caráter .
Podem então apresentar o evangelho com divino tato e suavidade . E o espírito que se conserva manso em face da provocação , dirá mais em favor da verdade , do que o fará qualquer argumento , por mais vigoroso que seja . Os que são lançados em conflito com os inimigos da verdade , têm de enfrentar , não somente homens , mas Satanás e seus instrumentos . Lembrem-se eles das palavras do Salvador . “ Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos ”. Lucas 10:3 . Descansem no amor de Deus , e o espírito permanecerá calmo , mesmo quando pessoalmente maltratados . O Senhor os revestirá de divina armadura . Seu santo Espírito há de influenciar a mente e o coração , de modo que a voz não se lhes assemelhe ao uivo dos lobos . Continuando as instruções aos discípulos , Jesus disse : “ Acautelai-vos , porém , dos homens .”
Não deviam pôr implícita confiança naqueles que não conheciam a Deus , revelandolhes seus desígnios ; pois isso daria vantagem aos instrumentos de Satanás . As invenções humanas fazem muitas vezes malograr os planos de Deus . Os que constroem o templo do Senhor , devem fazê-lo em harmonia com o modelo mostrado no monte — a semelhança divina . Deus é desonrado e o evangelho traído , quando Seus servos confiam no conselho de homens que não se acham sob a direção do Espírito Santo . A sabedoria mundana é loucura diante de Deus . Os que nela se apoiarem , hão de com certeza errar . “ Eles vos
231