O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 200

A vida de obediência do Salvador manteve as reivindicações da lei ; provou que a lei pode ser observada pela humanidade , e mostrou a excelência de caráter que a obediência havia de desenvolver . Todos quantos obedecem como Ele fez , estão semelhantemente declarando que a lei é “ santa , justa e boa ”. Romanos 7:12 . Por outro lado , todos quantos transgridem os mandamentos divinos , estão apoiando a pretensão de Satanás de que a lei é injusta , e não pode ser obedecida . Apóiam assim os enganos do grande adversário , e desonram a Deus . São filhos do maligno , o qual foi o primeiro rebelde contra a lei do Senhor . Admiti-los no Céu , seria aí introduzir novamente elementos de discórdia e rebelião , e pôr em risco o bem-estar do Universo . Ninguém que voluntariamente despreze um princípio da lei entrará no Céu . Os rabis consideravam sua justiça um passaporte para o Céu ; mas Jesus declarou-a insuficiente e indigna . As cerimônias exteriores e um teórico conhecimento da verdade constituíam justiça farisaica . Os rabis pretendiam ser santos por meio de seus próprios esforços em guardar a lei ; mas suas obras haviam divorciado a justiça da religião .
Conquanto fossem extremamente escrupulosos nas observâncias rituais , sua vida era imoral e falsificada . Sua chamada justiça nunca poderia penetrar no reino do Céu . O maior dos enganos do espírito humano , nos dias de Cristo , era que um mero assentimento à verdade constituísse justiça . Em toda experiência humana , o conhecimento teórico da verdade se tem demonstrado insuficiente para a salvação da alma . Não produz os frutos de justiça . Uma cuidadosa consideração pelo que é classificado verdade teológica , acompanha freqüentemente o ódio pela verdade genuína , segundo se manifesta na vida . Os mais tristes capítulos da História acham-se repletos do registro de crimes cometidos por fanáticos adeptos de religiões . Os fariseus pretendiam ser filhos de Abraão , e vangloriavam-se de possuir os oráculos de Deus ; todavia , essas vantagens não os preservavam do egoísmo , da malignidade , da ganância e da mais baixa hipocrisia . Julgavam-se os maiores religiosos do mundo , mas sua chamada ortodoxia os levou a crucificar o Senhor da glória .
O mesmo perigo existe ainda . Muitos se têm na conta de cristãos , simplesmente porque concordam com certos dogmas teológicos . Não introduziram , porém , a verdade na vida prática . Não creram nela nem a amaram ; não receberam , portanto , o poder e a graça que advêm mediante a santificação da verdade . Os homens podem professar fé na verdade ; mas , se ela não os torna sinceros , bondosos , pacientes , dominados , tomando prazer nas coisas de cima , é uma maldição a seu possuidor e , por meio de sua influência , uma maldição ao mundo . A justiça ensinada por Cristo é conformidade de coração e de vida com a revelada vontade de Deus . Os pecadores só se podem tornar justos , à medida que têm fé em Deus , e mantêm vital ligação com Ele . Então a verdadeira piedade lhes elevará os pensamentos e enobrecerá a vida . Então , as formas externas da religião se harmonizam com a interior pureza cristã .
199