O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 199

orgulhavam da obediência que prestavam à lei ; sabiam , todavia , tão pouco de seus princípios pela prática diária , que para eles as palavras do Salvador soavam qual heresia . Ao sacudir o entulho sob que a verdade estivera soterrada , julgavam que estava varrendo a própria verdade . Murmuravam uns para os outros que estava menosprezando a lei . Jesus leu-lhes os pensamentos , e respondeu aos mesmos , dizendo : “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas : não vim ab-rogar , mas cumprir ”. Mateus 5:17 .
Aí refuta Jesus a acusação dos fariseus . Sua missão para o mundo é reivindicar os sagrados direitos da lei que O acusam de violar . Se a lei de Deus pudesse haver sido mudada ou anulada , então Cristo não teria necessitado sofrer as conseqüências de nossa transgressão . Ele veio para explicar a relação da lei para com o homem , e exemplificarlhe os preceitos mediante Sua própria vida de obediência . Deus nos deu Seus santos preceitos , porque ama a humanidade . Para proteger-nos dos resultados da transgressão , revela os princípios da justiça . A lei é uma expressão do pensamento divino ; quando recebida em Cristo , torna-se nosso pensamento . Ergue-nos acima do poder dos desejos e tendências naturais , acima das tentações que induzem ao pecado . Deus quer que sejamos felizes , e deu-nos os preceitos da lei para que obedecendo-lhes , possamos ter alegria .
Quando , por ocasião do nascimento de Jesus , os anjos cantaram : “ Glória a Deus nas alturas , paz na Terra , boa vontade para com os homens ” ( Lucas 2:14 ), estavam declarando os princípios da lei que viera engrandecer e tornar gloriosa . Quando a lei foi proclamada do Sinai , Deus tornou conhecida aos homens a santidade de Seu caráter a fim de que , por contraste , pudessem ver sua própria pecaminosidade . A lei foi dada para os convencer do pecado , e revelar-lhes sua necessidade de um Salvador . Assim o faria , à medida que seus princípios fossem aplicados ao coração pelo Espírito Santo . Esta obra deve ela fazer ainda . Na vida de Cristo se tornam patentes os princípios da lei ; e , ao tocar o Espírito Santo de Deus o coração , ao revelar a luz de Cristo aos homens a necessidade que têm de Seu sangue purificador e de Sua justificadora justiça , a lei é ainda um instrumento em nos levar a Cristo para sermos justificados pela fé . “ A lei do Senhor é perfeita , e refrigera a alma ”. Salmos 19:7 . “ Até que o céu e a Terra passem ”, disse Jesus , “ nem um jota ou um til se omitirá da lei , sem que tudo seja cumprido ”. Mateus 5:18 .
O Sol que brilha no céu , a sólida Terra sobre que habitamos , são testemunhas de Deus , de que Sua lei é imutável e eterna . Ainda que passem , perdurarão os divinos preceitos . “ É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei ”. Lucas 16:17 . O sistema de tipos que apontavam para Cristo como o Cordeiro de Deus , devia ser abolido por ocasião de Sua morte ; mas os preceitos do decálogo são tão imutáveis como o trono de Deus . Uma vez que “ a lei do Senhor é perfeita ”, qualquer mudança dela deve ser um mal . Os que desobedecem aos mandamentos de Deus , e ensinam outros a fazer assim , são condenados por Cristo .
198