As cerimônias exigidas no serviço de Deus não são nesse caso ritos destituídos de sentido , como os dos fariseus hipócritas . Jesus toma separadamente os mandamentos , e expõe-lhes a profundidade e a largura das reivindicações . Em lugar de remover um jota de sua força , mostra quão vasto é o alcance de seus princípios , e expõe o erro fatal dos judeus em sua ostentação exterior de obediência . Declara que , pelo mau pensamento ou o cobiçoso olhar , é transgredida a lei divina . Uma pessoa que se torna participante da mínima injustiça , está violando a lei e degradando sua própria natureza moral . O homicídio existe primeiro na mente . Aquele que dá ao ódio um lugar no coração , está pondo o pé no caminho do assassínio , e suas ofertas são aborrecíveis a Deus .
Os judeus cultivavam um espírito de vingança . Em seu ódio aos romanos , proferiam duras acusações e agradavam ao maligno pela manifestação de seus atributos . Estavam assim se preparando para praticar as terríveis ações a que ele os levou . Não havia , na vida religiosa dos fariseus , nada que recomendasse a piedade aos olhos dos gentios . Jesus declarou-lhes que se não enganassem com a idéia de poderem revoltar-se no coração contra seus opressores , e acariciar o anseio de vingar-se de suas injustiças . É verdade que há uma indignação justificável , mesmo nos seguidores de Cristo . Quando vêem que Deus é desonrado , e Seu serviço exposto ao descrédito ; quando vêem o inocente opresso , uma justa indignação agita a alma . Tal ira , nascida da sensibilidade moral , não é pecado . Mas os que , a qualquer suposta provocação , se sentem em liberdade de condescender com a zanga ou o ressentimento , estão abrindo o coração a Satanás . Amargura e animosidade devem ser banidas da alma , se queremos estar em harmonia com o Céu . O Salvador vai além disso . Diz Ele : “ Se trouxeres a tua oferta ao altar , e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti , deixa ali diante do altar a tua oferta , e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão , e depois vem e apresenta a tua oferta ”. Mateus 5:23 , 24 .
Muitos são zelosos nos cultos , ao passo que entre eles e seus irmãos existem lamentáveis diferenças , as quais poderiam harmonizar . Deus exige que façam tudo ao seu alcance para restaurar a concórdia . Antes que isso façam , não lhes pode aceitar a adoração . O dever do cristão a esse respeito é claramente indicado . Deus derrama Suas bênçãos sobre todos . “ Faz que o Seu Sol se levante sobre maus e bons , e a chuva desça sobre justos e injustos .” É “ benigno até para com os ingratos e maus ”. Lucas 6:35 . Pede-nos que sejamos semelhantes a Ele . “ Bendizei os que vos maldizem ”, disse Jesus : “ Fazei bem aos que vos odeiam ,... para que sejais filhos do vosso Pai que está nos Céus ”. Mateus 5:44 .
Eis os princípios da lei , e são as fontes da vida . O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o pensamento humano . “ Sede vós pois perfeitos , como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus ”. Mateus 5:48 . Este mandamento é uma promessa . O plano da redenção visa ao nosso completo libertamento do poder de Satanás . Cristo separa sempre do pecado a alma contrita . Veio para destruir as obras do diabo , e tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda alma arrependida , para
200