O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 175

grande salvação , o espírito de sacrifício observado na vida de Cristo ver-se-á na sua . Por onde quer que Ele os guie , acompanhá-Lo-ão contentes .
A vocação de Mateus para ser um dos discípulos de Cristo , despertou grande indignação . Que um mestre de religião escolhesse um publicano como um de seus imediatos assistentes , era uma ofensa contra os costumes religiosos , sociais e nacionais . Procurando estimular os preconceitos do povo , os fariseus esperavam voltar a corrente dos sentimentos populares contra Jesus . Criou-se entre os publicanos amplo interesse . Seu coração foi atraído para o divino Mestre . Na alegria de seu novo discipulado , desejou Mateus levar seus antigos companheiros a Jesus . Fez , portanto , um banquete em sua casa , reunindo os parentes e amigos . Não somente publicanos foram incluídos , mas muitos outros de duvidosa reputação , proscritos por seus mais escrupulosos vizinhos . A festa foi oferecida em honra de Jesus , e Este não hesitou em aceitar a gentileza . Bem sabia que isso daria motivo de escândalo ao partido dos fariseus , comprometendo-O também aos olhos do povo . Nenhuma questão de política , entretanto , podia influenciar-Lhe os movimentos . Para Ele , as distinções exteriores não tinham valor .
O que Lhe falava ao coração era a sede pela água da vida . Jesus Se sentou como hóspede honrado à mesa dos publicanos , mostrando , por Sua simpatia e amabilidade social , reconhecer a dignidade humana ; e os homens anelavam tornar-se dignos de Sua confiança . As palavras de Seus lábios caíam no sedento coração deles com um bendito e vivificante poder . Despertavam-se novos impulsos , e a esses excluídos da sociedade abriu-se a possibilidade de uma nova vida . Em reuniões como essa , não poucos foram impressionados pelos ensinos do Salvador , os quais não O reconheceram senão depois de Sua ascensão . Quando o Espírito Santo foi derramado , e três mil se converteram num dia , houve entre eles muitos que tinham ouvido primeiramente a verdade à mesa dos publicanos , e alguns desses se tornaram mensageiros do evangelho . Ao próprio Mateus , o exemplo de Jesus na festa era uma lição constante .
O desprezado publicano , tornou-se um dos mais devotados evangelistas , seguindo , em seu ministério , bem de perto , os passos do Mestre . Quando os rabis ouviram falar da presença de Jesus na festa de Mateus , apoderaram-se da oportunidade de O acusar . Procuraram , porém , operar por intermédio dos discípulos . Buscando despertarlhes os preconceitos , esperavam separá-los do Mestre . Era sua política , acusar Cristo perante os discípulos , e estes perante Cristo , alvejando onde lhes parecia mais fácil ferir . Tem sido essa a maneira por que Satanás tem operado sempre , desde a desarmonia no Céu ; e todos quantos procuram causar discórdia e separação são atuados por seu espírito . “ Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores ?” indagaram os invejosos rabis . Mateus 9:11 .
174