suas faculdades intelectuais nenhum homem já igualou . Mas , quando pervertido para o serviço do próprio eu , quanto maior o dom , tanto maior maldição se torna . Valor moral , eis o que é estimado por Deus . Amor e pureza são os atributos que mais aprecia . João era grande aos olhos do Senhor quando , em presença dos emissários do Sinédrio , diante do povo e perante seus próprios discípulos , se absteve de buscar honra para si , mas encaminhou todos para Jesus como o Prometido . Sua desinteressada alegria no ministério de Cristo , apresenta o mais elevado tipo de nobreza já revelado em homem . O testemunho dado a seu respeito , depois de morto , pelos que o ouviram testificar de Jesus , foi : “ João não fez sinal algum , mas tudo quanto João disse dEste era verdade ”. João 10:41 . Não foi concedido ao Batista fazer cair fogo do Céu , ou ressuscitar um morto , como fizera Elias , ou empunhar a vara do poder de Moisés em nome de Deus . Foi enviado para anunciar o advento do Salvador , e chamar o povo a preparar-se para Sua vinda . Tão fielmente cumpriu ele sua missão , que , ao recordar o povo o que lhes ensinara a respeito de Jesus , podiam dizer : “ Tudo quanto João disse dEste era verdade .”
Um testemunho assim todo discípulo de Cristo é chamado a dar de seu Mestre . Como precursor do Messias , João era “ muito mais do que profeta ”. Pois ao passo que os profetas haviam visto de longe o advento de Cristo , a João foi dado contemplá-Lo , ouvir do Céu o testemunho de Sua messianidade , e apresentá-Lo a Israel como o Enviado de Deus . Todavia , Jesus disse : “ Aquele que é o menor no reino dos Céus é maior do que ele ”. Mateus 11:11 . O profeta João foi o elo que ligou as duas dispensações . Como representante de Deus , apresentou-se para mostrar a relação da lei e dos profetas para com a dispensação cristã . Era a luz menor , que havia de ser seguida por outra maior . A mente de João era iluminada pelo Espírito Santo , a fim de que projetasse luz sobre seu povo ; nenhuma outra luz , porém , nunca brilhou nem jamais brilhará tão claramente sobre os caídos homens , como a que emanou dos ensinos e exemplos de Jesus . Cristo e Sua missão , segundo eram tipificados nos sacrifícios simbólicos , não foram compreendidos senão muito vagamente . O próprio João não entendera plenamente a vida futura e imortal mediante o Salvador .
Exceto a alegria que João encontrara em sua missão , sua existência foi de dores . Raras vezes fora sua voz ouvida a não ser no deserto . O isolamento foi a sorte que lhe coube . E não lhe foi dado ver os frutos de seus labores . Não teve o privilégio de estar com Cristo , e testemunhar a manifestação de poder divino que acompanhava a maior luz . Não lhe foi concedido ver o cego utilizando a visão , o enfermo restabelecido e o morto ressuscitado . Não contemplou a luz que irradiava de cada palavra de Cristo , derramando glória sobre as promessas da profecia . O menor discípulo que viu as poderosas obras de Cristo , e Lhe ouviu as palavras , foi , nesse sentido , mais altamente privilegiado que João Batista e , portanto , diz-se ter sido maior do que ele . Através das vastas multidões que haviam escutado as pregações de João , sua fama espalhara-se pela terra . Profundo era o interesse sentido quanto ao resultado de sua prisão . Mas sua vida irrepreensível , e o forte sentimento
137