entre nós , e tornar-nos familiares com Seu caráter e vida divinos . “ O Verbo Se fez carne , e habitou entre nós , e vimos a Sua glória , como a glória do Unigênito do Pai , cheio de graça e de verdade ”. João 1:14 .
Desde que Cristo veio habitar entre nós , sabemos que Deus está relacionado com as nossas provações , e Se compadece de nossas dores . Todo filho e filha de Adão pode compreender que nosso Criador é o amigo dos pecadores . Pois em toda doutrina de graça , toda promessa de alegria , todo ato de amor , toda atração divina apresentada na vida do Salvador na Terra , vemos “ Deus conosco ”. Mateus 1:23 . Satanás apresenta a divina lei de amor como uma lei de egoísmo . Declara que nos é impossível obedecer-lhe aos preceitos . A queda de nossos primeiros pais , com toda a miséria resultante , ele atribui ao Criador , levando os homens a olharem a Deus como autor do pecado , do sofrimento e da morte . Jesus devia patentear esse engano . Como um de nós , cumpria-Lhe dar exemplo de obediência . Para isso tomou sobre Si a nossa natureza , e passou por nossas provas . “ Convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos ”. Hebreus 2:17 . Se tivéssemos de sofrer qualquer coisa que Cristo não houvesse suportado , Satanás havia de apresentar o poder de Deus como nos sendo insuficiente . Portanto , Jesus “ como nós , em tudo foi tentado ”. Hebreus 4:15 . Sofreu toda provação a que estamos sujeitos . E não exerceu em Seu próprio proveito poder algum que nos não seja abundantemente facultado . Como homem , enfrentou a tentação , e venceu-a no poder que Lhe foi dado por Deus . Diz Ele : “ Deleito Me em fazer a Tua vontade , ó Deus Meu ; sim , a Tua lei está dentro do Meu coração ”. Salmos 40:8 . Enquanto andava fazendo o bem e curando a todos os aflitos do diabo , patenteava aos homens o caráter da lei de Deus , e a natureza de Seu serviço . Sua vida testifica ser possível obedecermos também à lei de Deus .
Por Sua humanidade , Cristo estava em contato com a humanidade ; por Sua divindade , firma-Se no trono de Deus . Como Filho do homem , deu-nos um exemplo de obediência ; como Filho de Deus , dá-nos poder para obedecer . Foi Cristo que , do monte Horebe , falou a Moisés , dizendo : “ Eu Sou o Que Sou . [...] Assim dirás aos filhos de Israel : Eu Sou me enviou a vós ”. Êxodo 3:14 . Foi esse o penhor da libertação de Israel . Assim , quando Ele veio “ semelhante aos homens ”, declarou ser o EU SOU . O Infante de Belém , o manso e humilde Salvador , é Deus manifestado “ em carne ”. 1 Timóteo 3:16 . A nós nos diz : “ Eu Sou o Bom Pastor ”. João 10:11 . “ Eu Sou o Pão Vivo ”. João 6:51 . “ Eu Sou o Caminho , a Verdade e a Vida ”. João 14:6 . “ É-Me dado todo o poder no Céu e na Terra ”. Mateus 28:18 . Eu Sou a certeza da promessa . Sou Eu , não temais . “ Deus conosco ” é a certeza de nossa libertação do pecado , a segurança de nosso poder para obedecer à lei do Céu . Baixando a tomar sobre Si a humanidade , Cristo revelou um caráter exatamente oposto ao de Satanás . Desceu , porém , ainda mais baixo na escala da humilhação . “ Achado na forma de homem , humilhou-Se a Si mesmo , sendo obediente até à morte , e morte de cruz ”. Filipenses 2:8 . Como o sumo sacerdote punha de parte suas suntuosas vestes pontificais , e oficiava no
11