vestuário de linho branco , do sacerdote comum , assim Cristo tomou a forma de servo , e ofereceu sacrifício , sendo Ele mesmo o sacerdote e a vítima . “ Ele foi ferido pelas nossas transgressões , e moído pelas nossas iniqüidades ; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele ”. Isaías 53:5 .
Cristo foi tratado como nós merecíamos , para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito . Foi condenado pelos nossos pecados , nos quais não tinha participação , para que fôssemos justificados por Sua justiça , na qual não tínhamos parte . Sofreu a morte que nos cabia , para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia . “ Pelas Suas pisaduras fomos sarados ”. Isaías 53:5 . Pela Sua vida e morte , Cristo operou ainda mais do que a restauração da ruína produzida pelo pecado . Era o intuito de Satanás causar entre o homem e Deus uma eterna separação ; em Cristo , porém , chegamos a ficar em mais íntima união com Ele do que se nunca houvéssemos pecado . Ao tomar a nossa natureza , o Salvador ligou-Se à humanidade por um laço que jamais se partirá . Ele nos estará ligado por toda a eternidade . “ Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito ”. João 3:16 . Não O deu somente para levar os nossos pecados e morrer em sacrifício por nós ; deu-O à raça caída . Para nos assegurar Seu imutável conselho de paz , Deus deu Seu Filho unigênito a fim de que Se tornasse membro da família humana , retendo para sempre Sua natureza humana . Esse é o penhor de que Deus cumprirá Sua palavra . “ Um Menino nos nasceu , um Filho se nos deu ; e o principado está sobre os Seus ombros ”. Isaías 9:6 .
Deus adotou a natureza humana na pessoa de Seu Filho , levando a mesma ao mais alto Céu . É o “ Filho do homem ”, que partilha do trono do Universo . É o “ Filho do homem ”, cujo nome será “ Maravilhoso Conselheiro , Deus Forte , Pai da eternidade , Príncipe da paz ”. Isaías 9:6 . O EU SOU é o Árbitro entre Deus e a humanidade , pondo a mão sobre ambos . Aquele que é “ santo , inocente , imaculado , separado dos pecadores ” ( Hebreus 7:26 ), “ não Se envergonha de nos chamar irmãos ”. Hebreus 2:11 . Em Cristo se acham ligadas a família da Terra e a do Céu . Cristo glorificado é nosso irmão . O Céu Se acha abrigado na humanidade , e esta envolvida no seio do Infinito Amor . Diz Deus de Seu povo : “ Como as pedras de uma coroa eles serão exaltados na sua Terra . Porque , quão grande é a Sua bondade ! E quão grande é a Sua formosura !” Zacarias 9:16 , 17 . A exaltação dos remidos será um eterno testemunho da misericórdia de Deus . Ele há de “ mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da Sua graça , pela Sua benignidade para conosco em Cristo Jesus ”. Efésios 2:7 . “ Para que [...] a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos Céus , segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor ”. Efésios 3:10 , 11 .
Por meio da obra redentora de Cristo , o governo de Deus fica justificado . O Onipotente é dado a conhecer como o Deus de amor . As acusações de Satanás são refutadas , e revelado seu caráter . A rebelião não se levantará segunda vez . O pecado jamais poderá entrar novamente no Universo . Todos estarão por todos os séculos garantidos contra a apostasia .
12