Satanás , e da queda do homem mediante o poder enganador do apóstata . Deus não ordenou a existência do pecado . Previu-a , porém , e tomou providências para enfrentar a terrível emergência . Tão grande era Seu amor pelo mundo , que concertou entregar Seu Filho unigênito “ para que todo aquele que nEle crê não pereça , mas tenha a vida eterna ”. João 3:16 . Lúcifer dissera : “ Subirei ao céu , acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono . [...] Serei semelhante ao Altíssimo ”. Isaías 14:13 , 14 .
Mas Cristo , “ sendo em forma de Deus , não teve por usurpação ser igual a Deus , mas aniquilou-Se a Si mesmo , tomando a forma de servo , fazendo-Se semelhante aos homens ”. Filipenses 2:6 , 7 . Foi um sacrifício voluntário . Jesus poderia haver permanecido ao lado de Seu Pai . Poderia haver retido a glória do Céu , e as homenagens dos anjos . Mas preferiu entregar o cetro nas mãos de Seu Pai , e descer do trono do Universo , a fim de trazer luz aos entenebrecidos , e vida aos que estavam quase a perecer . Cerca de dois mil anos atrás , ouviu-se no Céu uma voz de misteriosa significação , saída do trono de Deus : “ Eis aqui venho .” “ Sacrifício e oferta não quiseste , mas corpo Me preparaste . [...] Eis aqui venho ( no rolo do livro está escrito de Mim ), para fazer , ó Deus , a Tua vontade ”. Hebreus 10:5-7 .
Nestas palavras anuncia-se o cumprimento do desígnio que estivera oculto desde tempos eternos . Cristo estava prestes a visitar nosso mundo , e a encarnar . Diz Ele : “ Corpo Me preparaste .” Houvesse aparecido com a glória que possuía com o Pai antes que o mundo existisse , e não teríamos podido resistir à luz de Sua presença . Para que a pudéssemos contemplar e não ser destruídos , a manifestação de Sua glória foi velada . Sua divindade ocultou-se na humanidade — a glória invisível na visível forma humana . Esse grande desígnio havia sido representado em tipos e símbolos . A sarça ardente em que Cristo apareceu a Moisés , revelava Deus . O símbolo escolhido para representação da Divindade foi um humilde arbusto que , aparentemente , não tinha nenhuma atração . Abrigou , porém , o Infinito .
O Deus todo-misericordioso velou Sua glória num símbolo por demais humilde , para que Moisés pudesse olhar para ela e viver . Assim na coluna de nuvem de dia e na de fogo à noite , Deus Se comunicava com Israel , revelando aos homens Sua vontade e proporcionando-lhes graça . A glória de Deus era restringida , e Sua majestade velada , para que a fraca visão de homens finitos a pudesse contemplar . Da mesma maneira Cristo devia vir no “ corpo abatido ” ( Filipenses 3:21 ), “ semelhante aos homens ”. Aos olhos do mundo , não possuía beleza para que O desejassem ; e não obstante era o encarnado Deus , a luz do Céu na Terra . Sua glória estava encoberta , Sua grandeza e majestade ocultas , para que pudesse atrair a Si os tentados e sofredores . Deus ordenou a Moisés acerca de Israel : “ E Me farão um santuário , e habitarei no meio deles ” ( Êxodo 25:8 ), e habitou no santuário , no meio de Seu povo . Durante toda a fatigante peregrinação deles no deserto , o símbolo de Sua presença os acompanhou . Assim Cristo estabeleceu Seu tabernáculo no meio de nosso acampamento humano . Estendeu Sua tenda ao lado da dos homens , para que pudesse viver
10