O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 10

glória acham seu prazer em dar — dar amor e infatigável cuidado a almas caídas e contaminadas . Seres celestiais buscam conquistar o coração dos homens ; trazem a este mundo obscurecido a luz das cortes em cima ; mediante um ministério amável e paciente operam no espírito humano , para levar os perdidos a uma união com Cristo , mais íntima do que eles próprios podem avaliar . Volvendo-nos , porém , de todas as representações secundárias , contemplamos Deus em Cristo . Olhando para Jesus , vemos que a glória de nosso Deus é dar . “ Nada faço por Mim mesmo ” ( João 8:28 ), disse Cristo ; “ o Pai , que vive , Me enviou , e Eu vivo pelo Pai ”. João 6:57 . “ Eu não busco a Minha glória ” ( João 8:50 ), mas “ a dAquele que Me enviou ”. João 7:18 . Manifesta-se nestas palavras o grande princípio que é a lei da vida para o Universo .
Todas as coisas Cristo recebeu de Deus , mas recebeu-as para dar . Assim nas cortes celestes , em Seu ministério por todos os seres criados : através do amado Filho , flui para todos a vida do Pai ; por meio do Filho ela volve em louvor e jubiloso serviço , uma onda de amor , à grande Fonte de tudo . E assim , através de Cristo , completa-se o circuito da beneficência , representando o caráter do grande Doador , a lei da vida . No próprio Céu foi quebrantada essa lei . O pecado originou-se na busca dos próprios interesses . Lúcifer , o querubim cobridor , desejou ser o primeiro no Céu . Procurou dominar os seres celestes , afastá-los de seu Criador , e receber-lhes , ele próprio , as homenagens . Portanto , apresentou falsamente a Deus , atribuindo-Lhe o desejo de exaltação própria . Tentou revestir o amorável Criador com suas próprias más características . Assim enganou os anjos . Assim enganou os homens . Levou-os a duvidar da palavra de Deus , e a desconfiar de Sua bondade . Como o Senhor seja um Deus de justiça e terrível majestade , Satanás os fez considerá-Lo como severo e inclemente . Assim arrastou os homens a se unirem com ele em rebelião contra Deus , e as trevas da miséria baixaram sobre o mundo .
A Terra obscureceu-se devido à má compreensão de Deus . Para que as tristes sombras se pudessem iluminar , para que o mundo pudesse volver ao Criador , era preciso que se derribasse o poder enganador de Satanás . Isso não se podia fazer pela força . O exercício da força é contrário aos princípios do governo de Deus ; Ele deseja unicamente o serviço de amor ; e o amor não se pode impor ; não pode ser conquistado pela força ou pela autoridade . Só o amor desperta o amor . Conhecer a Deus é amá-Lo ; Seu caráter deve ser manifestado em contraste com o de Satanás . Essa obra , unicamente um Ser , em todo o Universo , era capaz de realizar . Somente Aquele que conhecia a altura e a profundidade do amor de Deus , podia torná-lo conhecido . Sobre a negra noite do mundo , devia erguer-Se o Sol da Justiça , trazendo salvação “ sob as Suas asas ”. Malaquias 4:2 . O plano de nossa redenção não foi um pensamento posterior , formulado depois da queda de Adão . Foi a revelação “ do mistério que desde tempos eternos esteve oculto ”. Romanos 16:25 .
Foi um desdobramento dos princípios que têm sido , desde os séculos da eternidade , o fundamento do trono de Deus . Desde o princípio , Deus e Cristo sabiam da apostasia de
9