Capítulo 1 — “ Deus Conosco ”
Ele será chamado pelo nome de Emanuel ( que quer dizer : ” Deus conosco )”. Mateus 1:23 . O brilho do “ conhecimento da glória de Deus ” vê-se “ na face de Jesus Cristo ”. Desde os dias da eternidade o Senhor Jesus Cristo era um com o Pai ; era “ a imagem de Deus ”, a imagem de Sua grandeza e majestade , “ o resplendor de Sua glória ”. Foi para manifestar essa glória que Ele veio ao mundo . Veio à Terra entenebrecida pelo pecado , para revelar a luz do amor de Deus , para ser “ Deus conosco ”. Portanto , a Seu respeito foi profetizado : “ Será o Seu nome Emanuel ”. Isaías 7:14 . Vindo habitar conosco , Jesus devia revelar Deus tanto aos homens como aos anjos . Ele era a Palavra de Deus — o pensamento de Deus tornado audível . Em Sua oração pelos discípulos , diz : “ Eu lhes fiz conhecer o Teu nome ” — misericordioso e piedoso , tardio em iras e grande em beneficência e verdade — “ para que o amor com que Me tens amado esteja neles , e Eu neles esteja ”. João 17:23 . Mas não somente a Seus filhos nascidos na Terra era feita essa revelação . Nosso pequenino mundo é o livro de estudo do Universo .
O maravilhoso desígnio de graça do Senhor , o mistério do amor que redime , é o tema para que “ os anjos desejam bem atentar ”, e será seu estudo através dos séculos sem fim . Mas os seres remidos e os não caídos encontrarão na cruz de Cristo sua ciência e seu cântico . Ver-se-á que a glória que resplandece na face de Jesus Cristo é a glória do abnegado amor . À luz do Calvário se patenteará que a lei do amor que renuncia é a lei da vida para a Terra e o Céu ; que o amor que “ não busca os seus interesses ” ( 1 Coríntios 13:5 ) tem sua fonte no coração de Deus ; e que no manso e humilde Jesus se manifesta o caráter dAquele que habita na luz inacessível ao homem . No princípio , Deus Se manifestava em todas as obras da criação . Foi Cristo que estendeu os céus , e lançou os fundamentos da Terra . Foi Sua mão que suspendeu os mundos no espaço e deu forma às flores do campo . “ Ele converteu o mar em terra firme ”. Salmos 66:6 . “ Seu é o mar , pois Ele o fez ”. Salmos 95:5 . Foi Ele quem encheu a Terra de beleza , e de cânticos o ar . E sobre todas as coisas na terra , no ar e no firmamento , escreveu a mensagem do amor do Pai . Ora , o pecado manchou a perfeita obra de Deus , todavia permanecem os traços de Sua mão .
Mesmo agora todas as coisas criadas declaram a glória de Sua excelência . Não há nada , a não ser o coração egoísta do homem , que viva para si . Nenhum pássaro que fende os ares , nenhum animal que se move sobre a terra , deixa de servir a qualquer outra vida . Folha alguma da floresta , nem humilde haste de erva é sem utilidade . Toda árvore , arbusto e folha exalam aquele elemento de vida sem o qual nenhum homem ou animal poderia existir ; e animal e homem servem , por sua vez , à vida da folha , do arbusto e da árvore . As flores exalam sua fragrância e desdobram sua beleza em bênção ao mundo . O Sol derrama sua luz para alegrar a mil mundos . O próprio oceano , a origem de todas as nossas fontes , recebe as correntes de toda a terra , mas recebe para dar . Os vapores que lhe ascendem ao seio caem em chuveiros para regar a terra a fim de que ela produza e floresça . Os anjos da
8