O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 106

constantemente o espírito . Sua grande necessidade era aquela mesma mudança que Cristo estivera explicando a Nicodemos — um novo nascimento moral , uma limpeza do pecado e renovação do conhecimento e da santidade . Não havia desculpa para a cegueira de Israel quanto à obra da regeneração . Pela inspiração do Espírito Santo , escrevera Isaías : “ Todos nós somos como o imundo , e todas as nossas justiças como trapos de imundícia ”. Isaías 64:6 . Davi suplicara : “ Cria em mim , ó Deus , um coração puro , e renova em mim um espírito reto ”. Salmos 51:10 . E , por meio de Ezequiel , fora dada a promessa : “ E vos darei um coração novo , e porei dentro de vós um espírito novo ; e tirarei o coração de pedra da vossa carne , e vos darei um coração de carne .
E porei dentro de vós o Meu Espírito , e farei que andeis nos Meus estatutos , e guardeis os Meus juízos , e os observeis ”. Ezequiel 36:26 , 27 . Nicodemos lera essas passagens com o espírito obscurecido ; agora , porém , começava a compreender-lhes a significação . Via que a mais rígida obediência à simples letra da lei , no que respeitava à vida exterior , não poderia habilitar homem algum para entrar no reino do Céu . No conceito dos homens , sua vida fora justa e digna de honra ; em presença de Cristo , no entanto , sentia que seu coração era impuro , sua vida destituída de santidade . Nicodemos estava sendo atraído para Cristo . Ao explicar-lhe o Salvador o que dizia respeito ao novo nascimento , anelava experimentar essa mudança em si mesmo . Por que meio poderia isso realizar-se ? Jesus respondeu à não formulada pergunta : “ Como Moisés levantou a serpente no deserto , assim importa que o Filho do homem seja levantado ; para que todo aquele que nEle crê não pereça , mas tenha a vida eterna ”. João 3:14 , 15 .
Ali estava um terreno familiar a Nicodemos . O símbolo da serpente levantada tornoulhe clara a missão do Salvador . Quando o povo de Israel estava perecendo da picada das serpentes ardentes , Deus instruíra Moisés para fazer uma serpente de metal , e colocá-la no alto , em meio da congregação . Fora então anunciado no acampamento que todos os que olhassem para a serpente , viveriam . Bem sabia o povo que , em si mesma , não possuía ela poder algum para os ajudar . Era um símbolo de Cristo . Como a imagem feita à semelhança das serpentes destruidoras era erguida para cura deles , assim Alguém nascido “ em semelhança da carne do pecado ” ( Romanos 8:3 ), havia de lhes ser Redentor . Muitos dos israelitas olhavam o serviço sacrifical como possuindo em si mesmo virtude para os libertar do pecado . Deus lhes desejava ensinar que esse serviço não tinha mais valor que aquela serpente de metal .
Visava a dirigir-lhes o espírito para o Salvador . Fosse para a cura de suas feridas , fosse para o perdão dos pecados , não podiam fazer por si mesmos coisa alguma , se não mostrar sua fé no Dom de Deus . Cumpria-lhes olhar , e viver . Os que haviam sido mordidos pelas serpentes poderiam haver demorado a olhar . Poderiam ter posto em dúvida a eficácia daquele símbolo metálico . Poderiam haver pedido uma explicação científica . Nenhuma explicação lhes era dada , porém . Deviam aceitar a palavra que Deus lhes dirigia através de
105