O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 107

Moisés . Recusar-se a olhar , era morrer . Não é por meio de debates e discussões que a mente é iluminada . Devemos olhar e viver . Nicodemos recebeu a lição , e levou-a consigo . Examinou as Escrituras de maneira nova , não para a discussão de uma teoria , mas a fim de receber a vida eterna . Começou a ver o reino de Deus , ao submeter-se à direção do Espírito Santo . Milhares existem , hoje em dia , que necessitam da mesma verdade ensinada a Nicodemos mediante a serpente levantada . Confiam em sua obediência à lei de Deus para se recomendarem a seu favor . Quando são solicitados a olhar a Jesus , e a crer que Ele os salva apenas pela Sua graça , exclamam : “ Como pode ser isso ?” Como Nicodemos , devemos estar prontos a entrar na vida pela mesma maneira que o maior dos pecadores . Além de Cristo “ nenhum outro nome há , dado entre os homens , pelo qual devamos ser salvos ”. Atos dos Apóstolos 4:12 . Mediante a fé , recebemos a graça de Deus ; mas a fé não é nosso Salvador . Ela não obtém nada . É a mão que se apega a Cristo e se apodera de Seus méritos , o remédio contra o pecado .
E nem sequer nos podemos arrepender sem o auxílio do Espírito de Deus . Diz a Escritura de Cristo : “ Deus com a Sua destra O elevou a Príncipe e Salvador , para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados ”. Atos dos Apóstolos 5:31 . O arrependimento vem de Cristo , tão seguramente como vem o perdão . Como , então , nos havemos de salvar ? — “ Como Moisés levantou a serpente no deserto ”, assim foi levantado o Filho do homem , e todo aquele que tem sido enganado e mordido pela serpente , pode olhar e viver . “ Eis o Cordeiro de Deus , que tira o pecado do mundo ”. João 1:29 . A luz que irradia da cruz revela o amor de Deus . Seu amor atrainos a Ele mesmo . Se não resistirmos a essa atração , seremos levados ao pé da cruz em arrependimento pelos pecados que crucificaram o Salvador . Então o Espírito de Deus , mediante a fé , produz uma nova vida . Os pensamentos e desejos são postos em obediência à vontade de Cristo . O coração , o espírito , são novamente criados à imagem dAquele que opera em nós para sujeitar a Si mesmo todas as coisas . Então a lei de Deus é escrita na mente e no coração , e podemos dizer com Cristo : “ Deleito-Me em fazer a Tua vontade , ó Deus Meu ”. Salmos 40:8 .
Na entrevista com Nicodemos , Jesus desdobrou o plano da salvação , e Sua missão no mundo . Em nenhum de Seus posteriores discursos explicou tão plenamente , passo por passo , a obra necessária ao coração de todo aquele que quisesse herdar o reino do Céu . No próprio início de Seu ministério , abriu a verdade a um membro do Sinédrio , ao espírito mais apto a receber , a um designado mestre do povo . Os guias de Israel , porém , não receberam de bom grado a luz . Nicodemos ocultou a verdade no coração , e por três anos pouco foi , aparentemente , o fruto . Jesus , porém , conhecia o solo em que lançara a semente . As palavras dirigidas à noite a um ouvinte , na solitária montanha , não foram perdidas . Durante algum tempo , Nicodemos não reconheceu publicamente a Cristo , mas observava- Lhe a vida , e ponderava-Lhe os ensinos . Repetidamente , no conselho do Sinédrio , frustrou os planos dos sacerdotes para O destruir . Quando , afinal , Jesus foi erguido na cruz ,
106