e exclamaram com indignação : “ Em quarenta e seis anos foi edificado este templo , e Tu o levantarás em três dias ?” Acharam então que Jesus lhes justificara a incredulidade , e confirmaram sua rejeição dEle . Não era intenção de Jesus que Suas palavras fossem compreendidas no momento pelos incrédulos judeus , nem mesmo pelos discípulos . Sabia que seriam torcidas pelos inimigos , e voltadas contra Ele próprio . Em Seu julgamento , seriam apresentadas como acusação , sendo-Lhe , no Calvário , arremessadas como insulto . Explicá-las , no entretanto , seria dar a conhecer aos discípulos Seus sofrimentos , trazendo sobre eles uma dor que ainda não estavam aptos a suportar .
E uma exposição delas seria desvendar prematuramente aos judeus o resultado de seus preconceitos e incredulidade . Já tinham entrado num caminho em que deliberadamente haviam de prosseguir , até que Ele fosse levado como ovelha ao matadouro . Foi por amor dos que haviam de crer em Cristo que essas palavras foram proferidas . Ele sabia que seriam repetidas . Pronunciadas por ocasião da Páscoa , seriam levadas aos ouvidos de milhares , e a todas as partes do mundo . Depois de Ele haver ressuscitado dos mortos , o sentido delas se tornaria claro . Para muitos , seriam conclusiva prova de Sua divindade . Devido a sua treva espiritual , os próprios discípulos de Jesus deixaram muitas vezes de Lhe compreender as lições . Muitas delas se tornaram claras , porém , em vista de acontecimentos posteriores .
Quando Jesus já não andava com eles , Suas palavras lhes serviam de esteio ao coração . No que se referia ao templo de Jerusalém , as palavras do Salvador : “ Derribai este templo , e em três dias o levantarei ”, tinham mais profundo sentido do que o apreendido pelos ouvintes . Cristo era o fundamento e a vida do templo . Os cultos deste eram típicos do sacrifício do Filho de Deus . O sacerdócio fora estabelecido para representar o caráter mediador e a obra de Cristo . Todo o plano do culto sacrifical era uma representação da morte do Salvador para redimir o mundo . Não haveria eficácia nessas ofertas , quando o grande acontecimento a que por séculos haviam apontado , se viesse a consumar . Uma vez que toda a ordem ritual era simbólica de Cristo , não tinha valor sem Ele . Quando os judeus selaram sua rejeição de Cristo , entregando-O à morte , rejeitaram tudo quanto dava significação ao templo e seus cultos . Sua santidade desaparecera . Estava condenado à destruição .
Daquele dia em diante , as ofertas sacrificais e o serviço com elas relacionado eram destituídos de significado . Como a oferta de Caim , não exprimiam fé no Salvador . Condenando Cristo à morte , os judeus destruíram virtualmente seu templo . Quando Cristo foi crucificado , o véu interior do templo se rasgou em dois de alto a baixo , significando que o grande sacrifício final fora feito , e que o sistema de ofertas sacrificais cessara para sempre . “ Em três dias o levantarei ”. Por ocasião da morte do Salvador as potências das trevas pareciam prevalecer , e exultaram em sua vitória . Do fendido sepulcro de José , porém , saiu Jesus vitorioso . “ Despojando os principados e potestades , os expôs publicamente e deles triunfou em Si mesmo ”. Colossences 2:15 . Pela virtude de Sua morte
99